TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Experimental

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.226 Palavras (17 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE – UNIVAG GPA - SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO PSICOLOGIA

PORTFOLIO ACADÊMICO

Catarine Louzada

Larissa Anzil

Silvana Aparecida de Lara Silva Gonçalves

Tatiane Michele N. da Costa

Várzea Grande - MT

(Maio de 2018)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE – UNIVAG GPA - SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO PSICOLOGIA

Catarine Louzada

Larissa Anzil

Silvana Aparecida de Lara Silva Gonçalves

Tatiane Michele N. da Costa

Portfólio Acadêmico apresentado à disciplina Psicologia Experimental I como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina.

Várzea Grande - MT

(Maio de 2018)


SUMÁRIO

Página

1. INTRODUÇÃO .......................................................................................................

1

2. DIÁRIO DE PESQUISA .........................................................................................

2

3. DIÁRIO DE LEITURA. ..........................................................................................

3

4. AUTO-AVALIAÇÃO....................................................................................................

8

5. AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA................................................................................

9

6. CONCLUSÃO .........................................................................................................

12

        



1 INTRODUÇÃO – auto apresentação e apresentação do conjunto.

Eu Catarine ingressei na UNIVAG em 2015 no curso de Psicologia. Em decorrer do semestre tive que me ausentar por 2° semestres em motivo de saúde, e  logo depois voltei  ao curso e atualmente estou no 3° e 5° semestre.

Eu Larissa Anzil ingressei no curso de Psicologia no ano de 2017 na UNIC, com intuito de me tornar uma profissional, e no primeiro semestre de 2018 transferi para UNIVAG para obter o melhor ensino e obter meus objetivos de aprendizagem, e hoje estou cursando o 3° semestre.

Eu Silvana ingressei na UNIVAG em 2015 no Curso de Graduação de Psicologia por problemas pessoais tive que trancar o curso por três semestres, voltei em 2017 estou cursando o 4° semestre.

Eu Tatiane, ingressei no curso e psicologia no ano de 2014 na UNIVAG, para com isso obter uma graduação e me tornar uma grande profissional na área. Em 2015 tranquei o curso por regime domiciliar e retornei um ano após. Hoje estou cursando a matéria de Experimental I no 3° semestre, mas com ensino regular no 7° semestre.

No ano de 2018 iniciamos o 3° e 4° semestre com a determinação de concluir o Curso de Graduação de Psicologia - UNIVAG. Desde o primeiro dia de aula, os professores elaboraram um plano de aula para que os alunos tenham acesso às matérias do semestre a ser comprido, pois a matéria é extensa e requer assiduidade nos trabalhos que são desenvolvidos.

Ao longo desse semestre tivemos a oportunidade de aumentar seus conhecimentos através de diversos textos, vídeos, resenhas, e trabalhos de pesquisas entre outros conhecimentos.

  1. DIÁRIO DE PESQUISA – atividades, conteúdo, problemas com o grupo, etc.

Este portfólio visa nosso comprometimento e responsabilidade pela construção do conhecimento, na Psicologia Experimental I que teve sua aula inaugural no dia 22/02/2018.

Fevereiro - 1ª Semana 22/02/2018

Nesta semana a professora Layane Buosi realizou a apresentação do plano de ensino da disciplina, em roda de conversas organizou as atividades de planejamento com o objetivo de compreender as metodologias e ferramentas de ensino e avaliação que serão utilizadas ao longo do semestre na disciplina. Com o intuito de planejar um roteiro de estudo para o semestre com a finalidade de cumprir prazos e datas para o melhor aproveitamento da disciplina.

Fevereiro - 2ª Semana 01/03/2018

        Na segunda semana de aula iniciamos com trabalhos de leitura passados pela professora Layane Buosi. Nesta aula foram trabalhados os textos sobre o behaviorismo (SKNNER, 2002, pag. 7-13), e Temas clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento - Bases Filosóficas e Noção de Ciência em Análise do Comportamento (HÜBNER, 2012, p. 1-12). Em que se tratou de uma aula em forma de roda de conversa onde foi tratado pela professora sobre O SURGIM ENTO DO BEHAVIORISMO.

“Onde a “psicologia começa a constituir-se como ciência independente, embalada, principalmente, pelas pesquisas de Gustav Fechner e Wilhelm Wundt”. Essencial ao surgimento e desenvolvimento de uma ciência é a definição do seu objeto de estudo e do seu método. Nessa época, sobretudo após Wundt ter criado o primeiro laboratório de Psicologia experimental em Leipzig, Alemanha, difundiu-se a ideia de que o objeto de estudo da Psicologia era a consciência (e seus elementos constituintes), e o método eleito, a introspecção experimental1 (cf. Goodwin, 2005/2005). E nesse contexto que, em 1913, o psicólogo John Broadus Watson publica um artigo intitulado A Psicologia como um behaviorista a vê. Esse artigo ficou conhecido posteriormente como O Manifesto behaviorista (HUMBNER, p,1).”

        Skinner por mais complexo que seja o comportamento é possível estuda-lo de forma científica, tendo em vista a necessidade de chegar à raiz do comportamento como radical, pois nega o mentalismo.

[pic 1]

        Analise do Comportamento é uma abordagem da psicologia que busca compreender os comportamentos a partir da sua interação com o ambiente. São áreas de investigação conceitual que aplica o comportamento não incluindo comportamento privado e encoberto de suas analises. Behaviorismo Radical é a filosofia da ciência do comportamento humano, onde o meio ambiente era o responsável pelo comportamento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (317.1 Kb)   docx (590.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com