TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Introdução à Psicologia

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Centro de Ciências Sociais

Departamento de Psicologia

Acsa Pereira dos Reis

Portfólio de Introdução à Psicologia

Corumbá

01 de Agosto de 2017

                                                       

Acsa Pereira dos Reis

Portfólio de Introdução à Psicologia

  Trabalho apresentado ao curso de Psicologia como requisito para obtenção de nota para a conclusão da disciplina

Professora: Silvia Freire

Disciplina: Introdução à Psicologia

Corumbá

01 de Agosto de 2017

SUMÁRIO

Introdução........................................................................... pág. 4

Sobre as aulas e conteúdos.............................................. pág. 4

Sobre as abordagens..........................................................pág. 5

O primeiro trabalho..............................................................pág. 7

Sobre as profissionais que compartilharam suas experiências..........................................................................pág. 8

Conclusão .............................................................................pág. 10

Introdução

O presente trabalho visa expor o conhecimento adquirido a partir das aulas com a Professora Silvia e do contato com materiais e profissionais da área da Psicologia.

Sobre as aulas e conteúdos...

Logo na primeira semana tivemos contato com a história de alguns filósofos precursores das ciências sociais e humanas, essa construção empírica do conhecimento facilitou o processo de aprendizagem sobre a matéria e o curso; são eles:

Filósofos pré- Socráticos -> Preocupavam se em definir a relação do homem com o mundo através da razão.

Sócrates (Psicologia ganha consciência), cuja preocupação foi o limite que separa o homem dos animais.

Platão -> Procurou definir uma sede física para a razão.

Aristóteles -> Contribuiu de maneira inovadora ao postular que a alma e o corpo não podem ser dissociados.

Santo Agostinho -> Fazia uma cisão entre alma e corpo. Para ele a alma não era apenas a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem.

São Tomás Aquino -> Buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência, porém sob um viés religioso. Afirmava que Deus seria capaz de unir essência e existência em termos iguais.

Reneé Descartes -> Postulou a separação entre mente e corpo. Afirmava que o homem possui uma substância material e uma pensante.

A partir do RACIONALISMO a noção de verdade ficou subjugada à ciência e suas metodologias de comprovação. Em meados do século19 os problemas e temas da Psi, até então estudados exclusivamente por Filósofos, passam a ser investigados pela Fisiologia e a Neurofisiologia.

Em 1846 a Neurologia descobre que as doenças mentais são fruto direta e indiretamente de diversas alterações das células cerebrais. A Neuroanatomia descobre que a atividade motora, nem sempre está relacionada à consciência. Em 1860 a formulação da Lei de Fechner-Weber estabelece a relação entre estímulo e sensação, para a Psicologia esta lei é importante pois através dela se fundamentou a possibilidade de medida do fenômeno psicológico.

A partir desse conhecimento prévio e dessa correlação com a Filosofia antiga, o estudo da Psicologia, que eu até então desconhecia, se tornou mais palpável e de fácil absorção. Conhecendo suas origens foi mais simples identificar seus objetivos e objetos de estudo. 

Sobre as abordagens...

Após o estudo inicial que nos situou quanto ao surgimento da Psicologia, aprendemos sobre as abordagens da Psicologia:

Funcionalismo_ Willian James

Procurava responder "o que fazem os homens?" e "Por que fazem?" Para tal, a consciência se tornou o centro das investigações.

James foi considerado o maior psicólogo americano por três razões básicas: ele escrevia com uma clareza rara na ciência, se posicionou contra o objetivo de Wundt na psicologia, que era analisar a consciência a partir de seus elementos e forneceu uma maneira alternativa de analisar a mente, a abordagem funcional da psicologia. A visão que se tornou o ponto central do funcionalismo americano foi a teoria de que a psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente. A função da nossa consciência é guiar-nos aos fins necessários para a sobrevivência. A consciência é vital para as necessidades dos seres complexos em um ambiente complexo; de outra forma, a evolução humana não ocorreria

(Geraldo Magela Machado)

Estruturalismo_ Edward Titchner

Preocupação ainda na consciência, porém se diferencia no estudo dos aspectos estruturais. Seu método era o introspeccionismo.

Em seu livro A Textbook of Psychology, Titchener cita que “Todo conhecimento humano é derivado das experiências humanas, não há outra fonte de conhecimento”. Com base nessa afirmação, podemos concluir que toda experiência humana pode ser analisada por pontos de vistas distintos, não estando nenhum deles necessariamente incorreto, pois cada indivíduo tem suas próprias vivências e, portanto, seu próprio repertório de conhecimentos.

Quando estudou a experiência consciente, Titchener alertou a respeito da possibilidade de um erro, o qual ele chamou de erro de estímulo, que gera uma confusão entre o objeto de observação e o processo mental envolvido. Por exemplo, se mostrarmos uma maçã a alguém, e pedirmos para que essa pessoa descreva o que vê, muito provavelmente dirá que se trata de uma maçã, não descrevendo suas características como cor, forma e brilho

(Geraldo Magela Machado)

Associacionismo_ Eduard L. Thorndike

Formulado a partir de então a 1° teoria de aprendizagem na Psicologia. O termo surgiu do conceito de que a aprendizagem se dá por meio da associação de idéias, seguindo um fluxo: das mais simples às mais complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com