TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pos-graduaçoes No Brasil-UFPA

Exames: Pos-graduaçoes No Brasil-UFPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Pós- graduações no Brasil: UFPA

• INTRODUÇÃO:

O curso de Psicologia da UFPA foi reconhecido pelo Decreto do MEC nº 83.857, de 15 de agosto de 1979. A sua regulamentação no âmbito na UFPA se deu pela Resolução 1.833, de 05 de fevereiro de 1991 – CONSEP. A graduação de psicologia oferece três modalidades de titulação: Bacharelado em Psicologia, Licenciatura Plena em Psicologia e Formação do Psicólogo .

Tempo de duração:

A graduação de Psicologia tem duração mínima de acordo com cada modalidade:

- Bacharelado: 4 anos

- Licenciatura em Psicologia e/ou Formação do Psicólogo: 5 a 6 anos

Especialização:

Psicologia clinica, social, escolar e experimental

Pós-graduação

• APRESENTAÇÃO:

Em 2004 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP), cuja primeira turma foi constituída no ano de 2005. Tal realização contou com o fundamental apoio dos antigos departamentos de Psicologia Social e Escolar e Psicologia Clínica da UFPA, os quais, ao longo das duas décadas anteriores, investiram na formação do seu corpo docente junto a outras instituições brasileiras, alçando-os à qualidade de pesquisadores com nível de doutorado. Com a implantação do PPGP, porém, desenvolveu-se na própria capital Belém uma nova e relevante alternativa para a formação de pessoal em termos de pós-graduação, agora sob a orientação de professores cujas linhas de pesquisa, ao mesmo tempo em que mantém um constante intercâmbio com importantes pólos intelectuais do cenário nacional e internacional, encontram-se mais próximas da realidade sócio-histórica e cultural da Região Norte do país.

• OBJETIVOS:

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, organizado na forma de Mestrado Acadêmico, destina-se a ampliar e aprofundar a formação adquirida nos cursos de graduação, conduzindo à obtenção do grau acadêmico de Mestre, promovendo a formação de docentes e pesquisadores dedicados ao estudo dos processos de subjetivação. Neste mesmo sentido, visa ainda:

1) Produzir novos conhecimentos que contribuam para o alargamento e diversificação tanto da produção científica em psicologia quanto da área de humanidades e de outras áreas do conhecimento que detêm transversalidade com a psicologia;

2) Divulgar as pesquisas realizadas por docentes e discentes do Programa pela via da participação em congressos e publicação de artigos e livros de natureza científica;

3) Incentivar a solidariedade entre diferentes instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais no que se refere ao intercâmbio de conhecimento cientificamente relevante;

4) Favorecer a implementação de políticas públicas e ações de cooperação técnica junto a variados setores da sociedade;

5) Alcançar em breve as condições necessárias para o estabelecimento de um doutorado na área, visto como de suma importância para um salto de qualidade no desenvolvimento científico e tecnológico da Região Amazônica.

• ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA:

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA concentra as suas atividades nas áreas de Psicologia Clínica e Social, adotando as seguintes linhas de pesquisa:

Psicanálise: teoria e clínica

O objeto da Psicanálise e a constituição do campo psicanalítico; conceitos e clínica psicanalítica: inconsciente, pulsão, repetição, sintoma, estruturas clínicas, transferência, interpretação, construção, ato psicanalítico, lugar do analista e direção do tratamento; questões da clínica para a praxispsicanalítica; questões colocadas pela Psicanálise às instituições de saúde; a Psicanálise e a reformulação do campo da saúde mental; pesquisa universitária e clínica psicanalítica; a universidade e a transmissão da Psicanálise; interfaces entre Psicanálise, Arte, Filosofia e Ciências Sociais.

Psicologia, Sociedade e Saúde

Estudo de categorias analíticas das abordagens teórico-metodológicas construídas na relação entre a psicologia e a sociedade; investigação das práticas em clínica ampliada, grupos e instituições;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com