TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado De Detergente Em pó No Brasil

Ensaios: O Mercado De Detergente Em pó No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão.e o potencial de crescimento é expressivo. O consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg, enquanto a média da América Latina é de 4,26. Nos Estados Unidos, cada consumidor utiliza, por ano, uma média de 5,47 kg de sabão em pó. Na Europa, esse índice chega a 8,4 kg. Trata-se de um segmento de grande importância para o crescimento da empresa no Mercado brasileiro.

Temos hoje uma concorrência acirrada entre as marca Unilever e P&G , que são as maiores mas, que já sofrem um certo incomodo com entrada de uma nova marca a Ypê. A empresa, que entrou nesse segmento há apenas cinco anos, já tem 8,9% do mercado.

A Unilever tem como sua marca líder o detergente em pó OMO. A marca OMO foi registrada na Inglaterra pela Lever Brothers (empresa que daria lugar a atual Unilever) seu nome é a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja), representação do zelo materno e da sabedoria.

O mercado de sabão em pó surgiu na década de 50 tendo dificuldade de aceitação, uma vez que as donas de casa estavam acostumadas com o sabão em barra, com o qual se gastava muito tempo com a lavagem das roupas e se usava muitos produtos no processo de limpeza. Diante disso o sabão em pó poderia ser facilmente inserido no mercado, propondo menos tempo na lavagem e menor utilização de outros produtos no processo.

As mulheres detêm 72% do poder de decisão de compra nesse quesito sendo elas o principal consumidor de sabão em pó, logo se tornando o alvo das empresas desse setor. A estratégia para o lançamento de OMO no país foi cercada de mistérios, nas chamadas de radio e nos jornais que estamparam em suas páginas a intrigante pergunta "Mas como? Omo?". O produto foi lançado oficialmente em 1957 a principio apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro sendo o primeiro sabão em pó do Brasil, e o primeiro na cor azul, levando em conta o hábito brasileiro de usar anil par realçar o branco das roupas.

Com o slogan "Onde OMO cai a sujeira sai" a marca foi apresentada aos brasileiros. Foi necessário explicar o sofisticado conceito de detergente em pó para as mulheres brasileiras, que estavam pouco familiarizadas com técnicas mais sofisticadas de lavagem, já que a maioria acreditava mais na força bruta do que na tecnologia para cumprir suas metas de limpeza. Para chamar mais atenção nas prateleiras de supermercados sua embalagem era grande e de papelão com enormes letras e de cores fortes imitando pequenos cartazes, além disso foram feitas campanhas onde demonstradores percorreram o interior do país levando amostras de OMO e ensinando as donas de casa como usar o produto , tudo isso para superar os sabões em barra ,alvejantes e o anil.A marca OMO responde por aproximadamente 53% do mercado brasileiro de sabão em pó estando presente em cerca de 50 milhões de domicílios no país. A popularidade conquistada em mais de 50 anos de mercado brasileiro é devida em grande parte pelos seus slogans:

"OMO faz OMO mostra"

"Melhor que OMO só OMO"

"Porque não há aprendizado sem manchas"

"Sujeira não escolhe cor"

"Porque sujar faz bem"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com