TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais o ambiente de trabalho está sofrendo várias mudanças. Um dos motivos para isso é o avanço tecnológico onde permite ao cliente ter um atendimento de qualidade sem ter que ir a uma loja física para comprar um determinado produto.

Assim, o ambiente de trabalho está se adaptando as mudanças que o avanço tecnológico está instituindo. Partindo dessa perspectiva observamos que está acontecendo um crescimento em atividades relacionadas ao tele atendimento. Já que hoje, basta apenas ligar para pedir algo e com um pequeno intervalo de tempo o produto estará na casa do cliente.

Com o passar do tempo essas novas tecnologias que estão sendo implementadas tem como escopo a comodidade do cliente. Tais tecnologias são: internet, telefone, panfleto, jornal, revista e até mesmo canais dedicados exclusivamente a venda de produtos ou serviço (Melo, 2011).

A primeira ideia de marketing em massa foi empreendida pela Ford nos em 1970, quando a empresa contratou 15.000 donas de casa para atuarem através de chamadas telefônicas para potenciais clientes.

Atualmente um dos principais desafios das empresas é manter os seus colaboradores motivados. Já que por muitas vezes o seu trabalho é estressante e cansativo, logo, as empresas tem que sempre estar buscando novas formas de motivar os indivíduos que ali trabalham.  

Desta forma, ainda não existe  um consenso relacionado a tal temática. Assim pode-se afirmar que “o estudo da motivação abrange os diferentes modos de como se dá o comportamento do indivíduo já que a motivação existe dentro das pessoas, influenciando o seu comportamento ” Carvalho ( 2011, p. 15).

Logo é indispensável compreender o papel dos funcionários no processo motivacional, até mesmo porque uma empresa com funcionários não satisfeitos consequentemente não obterá bons resultados. De forma geral, a  desmotivação pode gerar diversos problemas.  

Maciel e Sá (2007) afirmam que os problemas relacionados a motivação   que interferem nos padrões de qualidade da empresa  e  até  mesmo  na  produtividade,  e o colaborador  poderá  ter  problemas  relacionados  a  saúde  mental  e  física,  stress  e principalmente a falta de compromisso com a  organização.    Sendo assim, são raras as organizações que se preocupam com isso atualmente.

A partir do momento em que a organização começa a se preocupar com o bem-estar dos seus colaboradores tudo pode mudar, isto é, é indispensável compreender o papel dos funcionários no processo motivacional.

Ou seja, por que é importante motivar cada indivíduo da organização?   Poucas organizações se preocupam com tal processo motivacional.  E tal afirmação vai contra o que muitos autores afirmam, até mesmo Chiavenato (2005) enfatiza que funcionários felizes ajuda na obtenção de lucros maiores.

Em suma, ao se entrar numa empresa sempre desenvolvemos algumas necessidades e expectativas que necessitam serem atendidas. Pois transpassa a ideia de que quando isso ocorre os colaboradores percebem que seus esforços estão tendo resultado e que investimentos pessoais irão lhe dar retorno. Desta forma eles irão se sentir  mais  motivados  para  realizar  suas  atividades  dentro  da organização.

2 PROBLEMÁTICA

A problemática  do seguinte projeto é a seguinte: “Quais os fatores motivacionais que contribuem para a permanência no trabalho de teleatendentes de uma determinada farmácia de Campina Grande?”.  

3 HIPÓTESE

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Identificar os fatores motivacionais que contribuem para a permanência no trabalho de teleatendentes de uma determinada farmácia de Campina Grande.  

4.2 Objetivos Específicos

  • Descrever a importância de agentes motivacionais em colaboradores da empresa.
  • Elencar os fatores motivacionais destacados pela equipe de tele atendentes que influenciam na sua permanência no trabalho.
  • Identificar e analisar quais as possíveis ações desenvolvidas pela empresa voltadas para a motivação dos funcionários.  

5 JUSTIFICATIVA

Com o advento da globalização e da era da informação, as competições entre as empresas começaram a aumentar exponencialmente sua produção e o número de colaboradores. Para sobreviver em tal meio as empresas necessitam buscar a excelência nos seus diversos aspectos, como: qualidade no atendimento, propagandas mais agressivas, melhoria do produto oferecido, dentre outros.  

Desta forma, a motivação acaba se transformando em um dos recursos mais importantes da organização ajudando a amenizar os problemas com seus colaboradores, quer seja de cunho administrativo ou relacionado à saúde desses. Para a organização se tornar competitiva necessita de profissionais motivados e dispostos a trabalhar. Sendo assim, torna-se oportuno perceber os fatores motivacionais envolvidos na atividade de tele atendentes de farmácia tanto para as pessoas quanto para as organizações.

Por outro lado, tais fatores motivacionais tornam-se importante para as organizações por que irá corroborar na transformação do ambiente de trabalho que outrora era estressante. Logo, se tornarão mais produtivos e aptos para novos desafios contribuindo assim para uma eficácia no trabalho.

Esse estudo objetiva compreender a motivação dos tele atendentes de uma farmácia de Campina Grande. Logo, é indispensável atentar que o setor de call centers é o que mais se desenvolve no Brasil e registrou um crescimento maior que o PIB do Brasil no ano de 2012, segundo Pacheco (2011). Por causa disso, esse ramo de trabalho está crescendo cada vez mais no Brasil por que emprega várias pessoas, entretanto as condições de trabalho nem sempre são boas.

O estudo com tele atendentes vem sendo algo de várias pesquisas por parte da sociedade acadêmica. Entretanto, são poucos os buscam abordar a temática relacionada a motivação nessa categoria profissional.  Entre esses poucos estudos,

Pacheco (2011) em seu texto teve o intuito de identificar as vantagens que a motivação oferece para as empresas de Call Center, analisando as inúmeras formas de utilização para a melhoria do ambiente de trabalho. Neste artigo, o autor trabalha com a ideia de motivação intrínseca e extrínseca. Além disso, Pacheco (2011) busca demonstrar que é extremamente importante as ações que são desenvolvidas pela empresa.

Outro estudo a ser destacado foi o realizado por Almeida e Souza (2012), que possui como objetivo compreender como a empresa de call center pode afetar a motivação do trabalhador.  Assim, na pesquisa de Almeida e Souza (2012) foi percebido que a questão salarial influencia diretamente na motivação dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com