TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Precursores Da Psicologia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Precursores Da Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  5.272 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Precursores da psicologia da educação

Teve muitos estudos no processo psicológico, essas pesquisas feitas eu descrevem a psicologia da educação presentes até nos dias de hoje.

Temos como teóricos os grandes precursores que são: Sigmund Freud, John Dewey, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Édouard Clarapède, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria.

Esses estudiosos servem como referência para o curso de Pedagogia, pois fazem parte do pensamento psicológico educacional. A psicologia da educação é introduzida na educação da criança, do adolescente e na do adulto.

Com a ciência da psicologia da educação houve muitas discussões, que resultaram em dois tipos de discurso problemática: o estudo do desenvolvimento da aprendizagem e das diferenças individuais.

Assim temos de adotar esses conceitos e sempre passar para as outras pessoas com a finalidade de construir um mundo melhor.

Desenvolvimento

Freud (1856-1939)

De acordo com a teoria de Freud, os pensamentos humanos passam por vários processos diferenciados, como o acesso à consciência assim desenvolvidos, dessa forma o cérebro trabalha na idéia sistemática, essencialmente no campo da semântica, por que a mente é o mecanismo do pensamento, linguagens baseadas em imagens.

O sistema nervoso humano está representado pelo fenômeno psíquico, que segundo Freud são analógicas e imagéticas. Elas se relacionam através de redes associativas no processo fisiológico cerebral no qual se baseia em uma rede de neurônios. Assim acontece todo processo de mecanismo de reflexo; parte da informação passa por uma rede associativa de neurônios até chegar à região motora sensorial. Dessa forma ela provoca modificações nas células centrais, assim causando a formação das representações.

Essas representações enquanto elemento são originadas da percepção sensorial do individuo, que são unidades mentais tanto de objetos, como de situações, sensações e relações.

Dewey (1859-1952)

O filósofo John Dewey era norte-americano e em algumas de suas concepções, ele influenciou vários educadores em partes do mundo com várias questões como, por exemplo: de unir teoria e prática? De problematizar? E valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-la para enfrentar a realidade?

John Dewey tinha como idéia básica centrada de pensamento de desenvolver a capacidade de raciocínio e espírito de crítica do aluno. Apesar de suas idéias terem sido muito populares em sua vida e póstuma, sua adequação à prática sempre foi problemática. Isso se dá porque os seus escritos são de difícil leitura, pois ele tem uma tendência para utilizar termos novos e frases complexas.

Dewey como nome mais célebre dentre a corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalista- uma vez que sirvam de instrumento para a resolução dos problemas reais, para a escola de pensamento. Dewey no campo da pedagogia tinha como teoria básica a chamada educação progressiva. Um de seus objetivos principais é educar a criança como um todo. O que é importante é o crescimento físico, emocional e intelectual.

No conceito dele os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. As crianças passaram a ser estimuladas com atividades manuais e criativas no currículo delas.

Dewey como filósofo norte-americano defendia a democracia não só no campo institucional, mas também no interior das escolas e a liberdade de pensamento intelectual das crianças.

Clarapède (1873-1940)

Édouard Clarapède nasceu na Suíça no ano de 1873 e como psicólogo se destacou na história da educação num ponto de confluência de várias correntes de pensamentos. Ele absorveu influências tanto da filosofia quanto da ciência da época. Em sua obra ele favoreceu o desenvolvimento de duas importantes linhas educacionais do século 20, a Escola Nova, a representante mais conhecida foi Maria Montessori e o cognitivismo de Jean Piaget, que foi o seu discípulo.

Clarapède foi era formado em medicina e construiu uma teoria cientifica da infância. Em seu livro Psicologia da Criança e Pedagogia Experimental, o psicólogo diz que o ensino precisaria se basear no conhecimento das crianças.

Piaget (1896-1980)

Jean Piaget foi biólogo, um grande cientista que trabalhou no processo de aquisição de conhecimento do ser humano, principalmente no da criança, pois na segunda metade do século 20, ele foi o nome mais influente no campo da educação, a ponto de se tornar sinônimo de pedagogia.

Piaget na sua concepção, estudou os comportamentos infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade. Segundo ele, o pensamento passa por quatro estágios, desde o nascimento até atingir o raciocínio pleno em sua adolescência.

Para Piaget o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico matemático, que é fundamental na escola, porque para ele Educar é “provocar a atividade”, que nada mais é que estimular a procura do conhecimento.

Com as teorias de Piaget ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e isso se dá por dois mecanismos: Assimilação e Acomodação. A assimilação é a incorporação dos elementos do meio nos esquemas que o sujeito dispõe e a ação do sujeito sobre os objetos e sobre o mundo. Consiste em integrar os objetos em estruturas prévias, isto é, a incorporação da informação no próprio sujeito. A acomodação se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo.

A maturação do pensamento rumo ao domínio da lógica e consiste num abandono gradual do egocentrismo e, esse conceito essencial da epistemologia genética. Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos, o estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos, o estágio das operações concretas dos 7 aos 11 ou 12 anos e por volta dos 12 anos começa o estágio das operações formais e é essa fase que marca a entrada na vida adulta.

Vygotsky (1896-1934)

O psicólogo Lev Vygotsky morreu muito cedo, apenas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com