TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção às drogas

Pesquisas Acadêmicas: Prevenção às drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Prevenção às drogas

• Introdução

O projeto Prevenção as Drogas traz como foco a reflexões dos efeitos das drogas, buscando a conscientização e prevenindo contra todos os tipos de drogas, utilizando princípios de arte-educação, onde se desenvolverá a sensibilização e a participação da comunidade escolar, a fim de haja uma conscientização para o não uso das drogas.

Organizamos grupos de alunos que atuaram na escola e na comunidade como protagonistas de conscientização para a prevenção e o combate às drogas.

• Objetivos do projeto

Objetivos gerais: Promover uma conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, bem como reconhecer comportamentos de riscos no contexto escolar.

Objetivos específicos: Contribuir na formação das ações antidrogas;

Informar sobre drogas, mostrando que elas causam de pendência mental e dependência física;

Despertar o interesse dos alunos, educadores e pais e familiares na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso desse estimulante;

Demonstrar às crianças e jovens de que existem atividades prazerosas que são saudáveis e que estão ao alcance de todos, em alternativa ao consumo de produtos que levam à dependência.

Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fator associais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas;

Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.

Fortalecer as redes sociais para reduzir os fatores de risco que contribuem para o uso da droga

• Público-alvo

Alunos do ensino fundamental, ensino médio e família.

• Proposta de ação do projeto

Todo o projeto será desenvolvido utilizando como tema as drogas e a prevenção, com o uso de estratégias diversificadas, tais como: seminários, palestras, jornais, desenhos e expressão corporal, utilizando princípios de arte-educação, onde se desenvolverá a sensibilização e a participação da comunidade escolar, a fim de haja uma conscientização para o não uso das drogas.

Iniciamos adequando o conteúdo e as atividades a faixa de idade mais propícia ao nível de compreensão do aluno. Organizamos grupos de alunos que atuaram na escola e na comunidade como protagonistas de conscientização para a prevenção e o combate às drogas.

Em conjunto a isso, relacionaremos o conhecimento a questões de cunho social derivadas do uso de drogas tais como: violência e desinteresse da falta de perspectiva dentro e fora da escola.

Com essas ações, esperámos que os resultados obtidos sejam positivos, especialmente no que se refere à abordagem, aos assuntos e a dinamização de jovens atuantes e multiplicadores.

Coma consciência de que estes encontros nos levaram a erradicação dos problemas, mas com a certeza, que eles contribuam na conscientização dos alunos a respeito da tomada de ação para a solução da questão.

Com certeza, com ações coletivas, como estas partindo de situações concretas serão minimizadas, os problemas, pois através de informações cientificas, mostrarão as consequências maléficas das drogas no ser humano e sua extensão na família e na sociedade.

• Cronograma estimado

30 dias

• Recursos necessários para realização

Recursos humanos:

Especialista na área de saúde, Representante do A.A. (Associação Alcoólatras Anônimos), conselho tutelar, Conselho escolar, Quadra poli – esportiva, biblioteca, laboratórios, salas de aula.

Recurso material: Vídeos, DVD/TV , Data show , Som/microfone Maquina fotográfica/ filmadora , Computador, Xérox , Carro de som, Papel, Livros, Internet, faixas alusivas Ações: Participação de Concurso de Cartaz, o esporte e lazer na prevenção do uso de drogas, divulgação no jornal da escola ‘Espalhafatos” do desenvolvimento do projeto incluindo entrevistas, dados, pesquisas, etc.

Apresentação de filmes, textos em formato Power Pointe outros para reflexão e discussão;

Estudos sobre o tema em apostilas, livros e internet com grupos de alunos e professores;

Confecção de cartazes e mural a partir de discussões em sala de aula;

Seminários, palestras, debates com participação de autoridades religiosas, ONGs, organismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com