TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema de pesquisa

Exam: Problema de pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Exam  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

1. Um aluno buscando informações sobre o mercado de refrigerantes leu no artigo dos autores Santos e Azevedo* a seguinte informação:

O padrão de concorrência da indústria de refrigerantes, no entanto, é baseado em diferenciação, no qual os produtos apresentam algumas distinções entre si, acarretando diferentes graus de preferências quanto ao desejo de consumir os refrigerantes. Todavia, há uma alta elasticidade-cruzada entre refrigerantes, significando que, independentemente do sabor, são substitutos entre si. A existência de inúmeros bens substitutos e a não essencialidade do refrigerante à população explica a sua alta elasticidade-preço da demanda, ou seja, sua elevada sensibilidade em relação a alterações de preços.

*SANTOS, Selma Regina Simões e AZEVEDO, Paulo Furquim de. Concorrência no mercado de refrigerantes: impactos das novas embalagens. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0168.PDF . Acesso em: 26/07/2009.

A partir da leitura ele teve a ideia de desenvolver uma pesquisa junto aos universitários para investigar as restrições e resistências em relação às embalagens de vidro descartáveis (one-way).

Dentre os objetivos abaixo descritos pelo aluno qual deles pode ser considerado correto:

a. Os jovens universitários não têm uma preocupação com o meio ambiente ao descartar embalagens de refrigerantes.

b. Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

c. Os universitários consomem refrigerantes em embalagens de vidro descartáveis?

d. A pesquisa será fundamental para o conhecimento e avaliação dos hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários.

e. A pesquisa será desenvolvida a partir do flagrante de compra em pontos de venda e através de entrevistas estruturadas.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

1. Leia a reflexão de Luna (2005, p. 26-27) sobre o planejamento da pesquisa e assinale a alternativa correta:

Uma das principais dificuldades com que se defronta quem quer se disponha a discorrer sobre o processo envolvido no planejamento da pesquisa diz respeito à inevitável peculiaridade de cada projeto, decorrente da necessidade, por exemplo, de ajustá-lo ao problema formulado e de respeitar as condições sob as quais a pesquisa será realizada. De fato, a partir das primeiras decisões tomadas, abre-se um verdadeiro leque de caminhos alternativos a tomar, e o pesquisador deve estar preparado para, ao mesmo tempo, ser sensível às alterações que se lhe impõem (seja pela lógica do planejamento, seja pelos resultados que começa a obter) e manter o equilíbrio metodológico, sob risco de terminar com uma massa de informações que não produzem dados consistentes.

a. a) O problema de pesquisa contempla a justificativa da pesquisa.

b. a) O problema de pesquisa é aprimorado e torna-se mais claro e específico na medida em que as leituras e entrevistas exploratórias vão sendo realizadas.

c. a) O pesquisador define o problema de pesquisa de acordo com a sua intuição.

d. a) O problema de pesquisa encontra-se desvinculado dos métodos e técnicas adotados na pesquisa.

e. a) O problema de pesquisa apresenta juízos de valor.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

1. Observe no diagrama abaixo que uma pesquisa inicia-se sempre a partir de uma dúvida, é ela que nos move na direção da busca de respostas. Tal dúvida caracteriza o problema de pesquisa.

Então, um problema de pesquisa significa a questão não resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta. Um problema não é sempre um problema, é chamado problema porque para o pesquisador é o que ele quer destrinchar.

Assim, o problema de pesquisa:

a. Pode estabelecer juízos de valor e deve ser formulado de maneira afirmativa.

b. Reflete as intenções do pesquisador, o que se quer com a pesquisa.

c. Define, de modo mais claro e direto, que aspecto da problemática constitui o interesse central da pesquisa.

d. Indica o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa.

e. Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

1. Leia o resumo da tese de doutorado sobre as Festas italianas em São Paulo e identifique o problema de pesquisa de Ferreira Júnior (2009):

O registro das festas populares como Patrimônio Imaterial, neste trabalho especificamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com