TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procurando Nemo (Análise perante a matéria psicologia do desenvolvimento do ciclo vital)

Por:   •  21/11/2017  •  Dissertação  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 4

      Ao analisar o filme, reparei que ele aborda logo de início, nas primeiras cenas após ser mostrado o nascimento de Nemo, várias características da 2° infância, e ao longo do filme ele já desenvolve traços da 3° infância. Estarei citando as que percebi nesta análise.

      De início já percebemos que Nemo ainda é imaturo, pois não tem uma noção e perspectiva geral do mundo, Ele se sente maravilhado ao descobrir novos lugares, diferentes tipos de “pessoas” etc. Isto apresenta uma característica da 2° infância: Ideias ilógicas sobre o mundo, devido à maturidade cognitiva. Outra cena em que percebemos esta característica imatura, é quando Nemo e seus novos amigos encontram um barco, e o chamam de algo que não tem relação com o objeto, pois foi o que alguém disse a eles, de certa forma conhecem, só por meio da linguagem, mas, mesmo assim, eles não entendem do que realmente se trata, e não tem noção de para que serve.

      É normal que Nemo apresente um comportamento egocêntrico, pois também é uma característica da 2° infância. E a compreensão da perspectiva de outros é algo que Nemo demonstra muito. Tanto que, ele já começa a se importar com o ponto de vista das outras crianças em relação a ele, e também, a sentir vergonha de seu pai, que ainda o trata com muito carinho, cuidado e demonstrando que ele é um pai que tem um filho muito novo ainda, imaturo e que ainda não conhece muito do mundo à fora para poder se cuidar sozinho, isto é normal vindo de um pai, é esperado. E claro, Nemo não gosta nem um pouco disso, pois já tem uma noção da perspectiva dos outros sobre ele, e fica envergonhado. Noto também, que Nemo tenta demonstrar a seu pai, já na frente dos novos amigos, que sua força e habilidade motora estão se desenvolvendo, pois ele consegue “controlar” sua nadadeira que é bem menor que a outra, pois ele nasceu assim e está acostumado com ela. Esta é uma forte característica da 2° infância: Força e habilidade motora, simples e complexa, aumentam. No decorrer do filme, até o final, é mostrado que Nemo tem sua força e habilidade motora aumentadas. Voltando a cena do barco, na qual eu penso ser a mais importante, pois nos mostra várias características de uma só vez, percebi outra forte característica da 2° infância: As outras crianças tornam-se muito importantes, porém família continua sendo o núcleo de vida.   

      Após Nemo se envergonhar com a proteção de seu pai, dizendo que ele ainda não consegue nadar com perfeição, devido a sua nadadeira, Nemo sente-se envergonhado por achar que sua força e habilidade motora já estão completamente desenvolvidas, e para não passar vergonha na frente de todos, e principalmente seus amigos, decide tocar no barco, que até então, era um objeto desconhecido por ele e as outras crianças, tentando mostrar independência que também faz parte da segunda infância: Independência, auto controle e cuidado próprio aumentam. Porém, Nemo ainda não tem tanto controle e cuidado próprio. Ele não tinha ideia do perigo devido a sua imaturidade cognitiva, dando mais importância à ideia dos amigos de chegar perto do barco, ao invés de obedecer a seu pai. E o resultado, é que Nemo é capturado pelos mergulhadores, porém, demonstra uma característica muito interessante desta fase da infância, que mesmo tendo mostrado mais importância a seus amigos, a família ainda continua sendo o núcleo de vida. Pois a primeira pessoa a quem Nemo recorre por ajuda, é a seu pai. Família ainda continua sendo o centro, e a quem a criança pode recorrer por ajuda sempre que precisar. Por isto, analisei mais fortemente essa cena em específico, na qual são demonstradas todas estas características de uma vez. Dessa parte em frente, até o final do filme, vemos que Nemo dá início a sua 3° infância depois de aumentar cada vez mais sua perspectiva de mundo, deixando de ser imaturo. Começa a dar mais importância a família, mas também mantém os amigos como algo fundamental. Sua força, habilidade física e motora se aperfeiçoam, notamos fortemente isto, quando ele ajuda a salvar todo aquele amontoado de peixes sendo pegos pelos pescadores. Seu egocentrismo diminui, e ele começa a pensar com mais lógica. E notamos tudo isso ao decorrer do filme, após Nemo ser capturado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com