TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Avaliação Social

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5


Introdução

A Avaliação de Programas em Saúde Mental é um tema em desenvolvimento, no qual está implícito um julgamento de valor, a partir do qual, decisões são tomadas e destinos são traçados. Tem por finalidade avaliar os programas sociais com o intuito de verificar da eficácia ao objetivo proposto, observando qualidades e fraquezas, visando melhorias no contexto avaliado. Segundo Samico, Felisberto, Figueiró& Frias (2010) “Assim, a avaliação pode começar desde a fase de elaboração da intervenção, com o propósito de melhorar o seu desenho e incluir um modelo de acompanhamento e avaliação desde o inicio”.

O programa a ser avaliado é denominado como “Construindo Laços”, este acontece na Associação Chimarrão da Amizade, e tem o propósito de promover a inclusão social das pessoas com deficiência, abrigando cerca de 25 idosos em vulnerabilidade social.

Justificativa

Ao ir a campo em busca de locais que prestam serviços de saúde mental, destacou-se a Associação Chimarrão da Amizade, inicialmente fundada com o intuito de prestar serviço de auxilio a pessoas com deficiência, hoje este além de oferecer grupos de desenvolvimento, também abriga cerca de 25 idosos com deficiência, abandonados pelas famílias ou deixados lá para cuidados especiais.

O grupo é conveniado com a Prefeitura Municipal de Canoas, e recebe auxilio do Governo. Dentro da proposta da associação, existem alguns Programas como: Auxilio a Familia, Atendimento Psico-Social, Sócio-Educativo, Atenção ao Idoso e o Programa “Construindo Laços”, viabilizado pela Lei da Solidariedade, que faz parte do programa Estadual de Apoio a Inclusão e Promoção Social.

A proposta do presente trabalho é avaliar todo o contexto, para que seja possível além de identificar pontos de melhoria, também verificar se é eficaz, se atende a demanda de forma que os atendidos tenham um retorno positivo do processo.

Objetivo

A avaliação tem por objetivo verificar se o programa está sendo eficaz, se após a implantação houve uma melhoria no vinculo família- idoso, se a qualidade de vida dos idosos de fato teve melhoria. O papel da avaliação é construir momentos reflexivos onde seja possível analisar a realidade, para que seja possível efetivar os direcionamentos. A Avaliação de um Programa Social vai além de uma questão fiscalizadora ou controladora, ela abrange uma reflexão que deve ser vivenciada por todos os envolvidos no processo.

Metodologia

A avaliação será realizada com os 25 idosos, residentes na Associação Chimarrão da Amizade, onde fazem parte do Programa Construindo Laços. E 16 familiares, que frequentam os grupos, juntamente com os idosos.

O Projeto de Avaliação tem como proposta identificar problemas, avaliar a eficácia do Programa implantado, e busca um panorama para resolução de problemáticas.

O Programa avaliado busca por meio de formação de grupos de convivência, desenvolver atividades culturais, promover a cidadania, estimular a valorização do idoso, elevar a autoestima e fortalecer os laços familiares.

A família e a comunidade também são foco do Programa, que busca a redução de situações de abandonos por falta de informação ou conhecimento. As ações desenvolvidas buscam uma melhor qualidade de vida, prevenção de adoecimento físico e mental dos idosos, com objetivo de evitar o isolamento e manter a permanência do idoso no contexto familiar.

Como instrumento de coleta de dados será utilizado uma Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. A Pesquisa Qualitativa leva em consideração a interação entre o sujeito e a realidade, esta não é traduzida em números, não requer métodos e estatísticas e abrange a subjetividade do sujeito. Esta será realizada através de observações dos Idosos no momento da interação do Programa. As avaliadoras deverão observar o retorno dos atendidos no momento da intervenção. Este Instrumento será utilizado devido a maioria dos usuários serem portadores de necessidades especiais.

A pesquisa Quantitativa considera que todos os dados podem ser traduzidos em números, para isto a pesquisa será realizada com familiares através da escala EMP-Familiares.

[...] Segundo Donabedian (1992), os resultados em saúde devem estar congruentes com a perspectiva dos usuários (pacientes e familiares), senão a qualidade do tratamento fica comprometida. A visão de que os pacientes e seus familiares devem ser considerados como participantes ativos, em seu tratamento, estimulou a utilização de medidas subjetivas (McCabe, Saidi,& Priebe, 2007)[...].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com