TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto serviço social

Por:   •  6/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  3.678 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ALZIMARA RODRIGUES DE ARAUJO

PROJETO DE PESQUISA

APLICAÇÃO DE POLÍTICAS HABITACIONAIS VOLTADAS AS FAMILIAS DE PORTADORES E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

[pic 4]

URUGUAIANA

2015

ALZIMARA RODRIGUES DE ARAUJO

[pic 5]

PROJETO DE PESQUISA

APLICAÇÃO DE POLÍTICAS HABITACIONAIS VOLTADAS AS FAMILIAS DE PORTADORES E Â PESSOA COM DEFICIÊNCIA NOS CENTROS DE  REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar com eixo integrador das disciplinas: Estágio Curricular Obrigatório III; Processos de Trabalho e Serviço Social; Estatística e Indicadores Sociais; Comunicação Social na Prática do Assistente Social; Seminário VI.

Orientador: Prof. Amanda Boza; Clarice Kernkamp; Valquiria Caprioli.

URUGUAIANA

2015

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        

2  DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

3 OBJETIVO        

3.1 Objetivo Geral        

3.2 Objetivos Específicos        

4 JUSTIFCATIVA        

5 METODOLOGIA        5

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA        

8 ORÇAMENTO        

9 RESULTADOS ESPERADOS        7

10 REFERÊNCIAS        8

[pic 7]

1- INTRODUÇÃO[pic 8]

A cada ano a necessidade de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade torna-se mais aparente. Como consequência de diversas manifestações sociais em prol da causa, os governos começaram se dedicar a fazer políticas sociais que viabilizem a inclusão social dessa parcela da população. A partir de então houve a criação de diversos conselhos e programas e a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, todas dedicadas a direcionar as ações governamentais. Ocorre que, mesmo com tantos esforços do Governo, a sociedade ainda não vê a real inclusão do deficiente em suas diversas esferas.

Atualmente, o Estado tem se preocupado em implementar políticas públicas voltadas à pessoa deficiente de modo a possibilitar um maior engajamento desses cidadãos em muitos setores da sociedade, mantendo-se atuantes como consumidores e como pessoas que têm direito à qualidade de vida.

É importante ressaltar que para fins desta pesquisa, entende-se por pessoas com deficiência todos aqueles que apresentam um tipo ou mais de limitações funcionais, caracterizadas como permanentes ou temporárias, de causa congênita ou adquirida, podendo estar subdivididas em auditiva, visual, física, mental ou múltipla (BRASIL, 2009).

No âmbito da saúde pública, as experiências de implementação de programas têm-se multiplicado e dentre elas, muitas têm alcançado sucesso por atingirem seus objetivos de melhorar a saúde das pessoas deficientes. O serviço social tem prestado grande contributo com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a inclusão social de pessoas deficientes.

As conquistas obtidas no âmbito da deficiência física saudável são fruto das mudanças nas leis, que colaboram para uma mudança radical na mentalidade da sociedade no sentido de respeitar e valorizar as pessoas deficientes, que mesmo no mercado de trabalho encontram ambiente para atuar profissionalmente como pessoas realmente ativas.

2 - DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA[pic 9]

O presente trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação de políticas habitacionais voltas às famílias de  pessoas com deficiência nos centros de referência de assistência social - CRAS, de maneira que se possa verificar os principais fatos, suas respectivas ações, e como os profissionais da área podem utilizar destas políticas para beneficiar os usuários nos dias atuais.

3 - OBJETIVO

3.1 - Objetivo Geral

Apresentar as realidades referentes às políticas públicas e políticas habitacionais dispostas à população deficiente bem como seus familiares.

3.2 - Objetivos Específicos

Identificar a política habitacional e atenção ao cidadão deficiente que é implementada nos dias atuais;

Analisar como ocorre o processo de formação desse tipo de política, bem como compreender os conceitos sobre a deficiência, política social, inclusão;

Identificar quais são as principais instituições que abordam esse trabalho com foco habitacional ma cidade de Uruguaiana, focando nas ações que o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social desenvolvem junto a população deficiente e seus familiares.

4-JUSITIFCATIVA

A motivação para desenvolver esse trabalho foi no sentido de atender a essa população crescente no Brasil, pois o número de deficientes vem crescendo exponencialmente e a sociedade deve perceber que as pessoas com deficiência são parte da comunidade com direitos e deveres iguais a todos, viabilizando o acesso a moradia digna.

5- METODOLOGIA

Considerando este contexto, buscamos nessa dissertação a partir de levantamento bibliográfico sob a ótica da responsabilidade governamental e da sociedade, o estudo foi desenvolvido, mediante e estudos de textos legislativos e de outros instrumentos legais da Constituição Federal do Brasil, que regulamentam as ações dessas Políticas e posicionamentos de autores reconhecidos na área de Serviço Social (MASCARENHAS, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com