TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto responsabilidade social

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO – GRUPO DE IDOSOS

1 – APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:

A Associação de Mães Trabalhando à Inclusão, também designada pela sigla AMATI, foi fundada em dezembro de 93 e regulamentada em julho de 1997, inscrita no cadastro da Receita Federal sob nº 03.127.962/0001-02, Utilidade Publica Estadual Lei nº 2.572, Utilidade Publica Municipal Lei nº 3944 Inscrição no Conselho Municipal da Assistência Social 329-S com endereço na Av. Thirson de Almeida, 2.042 no bairro Aero Rancho setor sete – CEP: 79085-040, em Campo Grande/MS.

A AMATI é uma Associação Civil, Autônoma, de Direito Privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de zelar pela qualidade de vida de seus associados, bem como criar e desenvolver em suas bases serviços de assistência social, culturais, esportivas, recreativas, de educação, de saúde, qualificação profissional, trabalho, emprego e renda, dentre outras, de forma gratuita.

2 – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO GRUPO DE IDOSOS

As atividades serão desenvolvidas através do planejamento de Projetos elaboradas embasados no Estatuto do Idoso e dispositivos da Lei nº 8.742 de 7 dezembro de 1993, de Defesa e Garantia de Direitos na modalidade de Proteção Social Básica – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e conforme a Resolução de nº 109, de 11 de novembro de 2009 que define a Tipificação dos serviços Socioassistenciais.

3 – JUSTIFICATIVA:

O envelhecimento é causado por alterações moleculares e celulares que resultam em perdas funcionais progressivas dos órgãos e do organismo como um todo. Os primeiros sinais do envelhecimento aparecem no rosto, que passa a apresentar as rugas, o cabelo começa a ficar grisalhos e a resistência física dá sinais de declínio.

O estudo do envelhecimento humano ainda não chegou até os bancos escolares com a intensidade desejada e os poucos que existem não recebem a devida divulgação na grande mídia, como o papel da Gerontologia Social, que é a ciência que ajuda a vencer os desafios que acostumam aparecer na vida do ser humano na media em que o tempo passa e o envelhecimento começa, a Geriatria ciência medica que cuida dos efeitos que o envelhecimento causa na saúde das pessoas idosas.

No Brasil, o envelhecimento da população deixou de ser uma preocupação individual, assim como o estado que promove o bem estar dos idosos, a sociedade também lançou um olhar para eliminar uma serie de tabus e preconceitos que ainda dificulta o direito a valorização e vida saudável dos idosos, hoje os termos pejorativos mal utilizados referindo-se a rótulos, vinculados ao abandono, maus tratos e proximidade da morte, foram substituídos pelos termos 3ª idade, mais vividos, maturidade, maior idade e melhor idade, graça ao Estatuto do Idoso criado em de 1º de outubro de 2003 a Lei nº 10.741 que estabelece aos direitos fundamentos dos idosos, como: direito à vida; direito a liberdade, ao respeito ia dignidade; direito ao meio ambiente acessível; Direito a saúde; Direito a educação, cultura, esporte e lazer; Direito a profissionalização e ao trabalho, Direito a justiça e penalidades às infrações praticadas contra os idosos. Apesar de tudo isso, ainda é comum ouvir noticiar relatos de negligencia, abandono, maus tratos e violação dos direitos.

Neste sentido, a AMATI apresenta o projeto com a finalidade de atender pessoas acima de 60 anos acima, com objetivo de contribuir no processo do envelhecimento ativo e saudável, visando contribuir para a melhor qualidade de vida.

5 – OBJETIVOS:

5.1 – GERAL:

Contribuir no processo do envelhecimento ativo, saudável e autônomo, bem como, fortalecer a sociabilidade o protagonismo social, os vínculos familiar e comunitários visando favorecer a motivação das potencialidades e capacidades para novos projetos de vida, refletindo na melhor qualidade de vida.

5.2 – ESPECIFICOS:

- Constituir grupos que valorizam suas experiências e que estimulem sua vivencia e potencialize a condição de escolher e decidir promovendo a inteiração, socialização prevenindo-os do isolamento, asilamento e situações de vulnerabilidade e social;

- Viabilizar a intervenção social pautada - Assegurar espaço de encontro e promover atividades artísticas, culturais, esportivas, lazer e de cidadania, bem como, fortalecer o

- Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, a defesa de direitos, a motivação, autoestima, visando a vivencia em grupo, familiar e comunitária, bem como, a na participação cidadã, refletindo na independência para tomar decisões.

-Articular junto à rede para encaminhar os usuários a fim de usufruir dos serviços socioassistenciais quando for necessário, ou solicitado.

METAS:

30 – Inscrições

CRITERIO PARA A INSCRIÇÃO DOS USUÁRIOS

Ter idade de 60 anos acima de ambos os sexos

Ter vaga, inscrições por ordem de chegada até preencher as vagas.

REGIME DE ATENDIMENTO:

Externo sem alojamento, com atividades duas vezes na semana.

ABRANGENCIA DO PROJETO:

Abrangência Municipal contemplado a região do Anhanduizinho,mais especificamente o bairro Aero Rancho setor sete e os bairros da região como: Centenário, Alves Pereira, Lageado, Los Angeles, Centro Oeste, Parati, Pioneiros, Guanandi, Piratininga, Jacy, Jockey Clube, América, Taquarussú

6 – METODOLOGIA

O Planejamento e elaboração do Projeto foi fundamentado em conformidade com a Política Nacional da Assistência Social e o Estatuto do Idoso, caracterizado na Defesa da Garantia dos Direitos, modalidade da Proteção Social Básica, em conformidade aos serviços socioassisteciais de Vivencia e Fortalecimento de Vínculos.

Primeiro: Visitamos a Associação de Moradores do Bairro Aero Rancho – (Maria Bezerra), Projeto MAIS UM, CCI do Bairro Piratininga o CRAS e Posto de Saúde do Aero Rancho, com a finalidade de socializar e integrar nosso trabalho, bem como, observar os dias e atividades desenvolvidas nestes locais para não coincidir as datas e duplicidade de atividades, uma vez que o publico da região são os mesmos.

Segundo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com