TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção

Dissertações: Projeto De Intervenção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 5

(Folha de rosto)

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

UNISUAM

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

TÍTULO DO PROJETO

Obs. o título do projeto deve refletir seu objetivo geral , oferecer impacto, ser delimitado, interessante e criativo; é o último a ser feito

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO

• 1-APRESENTAÇÃO- elaborar uma síntese do que está sendo proposto; falar do eixo estruturante ; local onde será executado o projeto.

2- INTRODUÇÃO - A introdução é a apresentação sucinta e objetiva do trabalho, que fornece informações sobre sua natureza, sua importância e sobre como foi elaborado: objetivo, métodos e procedimentos seguidos. Em outras palavras, é a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Lendo a introdução, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do tema do trabalho como do raciocínio a ser desenvolvido. (Deve ser feita no final do projeto) .

3- JUSTIFICATIVA-(razões, motivos, importância)- fundamentar e justifica a proposta com base na ANÁLISE INSTITUCIONAL realizada e nas leituras teóricas sobre a especificidade da temática e do cotidiano do estágio. Esclarecer as motivações que levaram à escolha pela proposta, sejam elas pessoais ou institucionais .Apontar a relevância da intervenção para a sua formação, para a instituição, para a profissão e para os usuários. Usualmente este item deverá responder a três questões: o que? Para quê? Para quem?

4-OBJETIVOS- Devem ser claros, realistas e mensuráveis. Passando pela análise institucional, será possível identificar com clareza o que se quer. O que realizar?Para que?

a) GERAL-o motivo maior do projeto, são as mudanças a longo prazo. Esses são mais ambiciosos, pois repercutem as conseqüências gerais oriundas da execução dos objetivos específicos. Não devem ocupa mais que uma página. 67.Lembre-se que o projeto não deve ser encarado como um fim em si mesmo, mas como um meio de alcançar um fim maior.

b) ESPECÍFICOS- aborda o propósito da intervenção, a superação do problema apontado no item anterior; devem ainda ser marcados pela possibilidade de serem alcançados em curto prazo da execução do projeto, são palpáveis, viáveis, concretos. Não confundir com atividades.

5- PÚBLICO ALVO- Caracterizar quem são as pessoas ou grupos de pessoas que serão mobilizadas, que participação das atividades, mais especificamente aquelas que estarão diretamente no com texto do objetivo geral. Lembre-se que um projeto parte da necessidade de atender a uma demanda específica, logo identificar o público destinatário, significa explicitar de quem parte as necessidades, interesses, problemas que o projeto visa atender. A serviço de quem?

6- METODOLOGIA- responde ás perguntas do como?quem? Procedimentos e organização as tarefas. Nesta parte deve-se detalhar as ações em etapas

1) Quem vai participar da intervenção proposta? Por quê? (Estes serão os sujeitos da intervenção)

2) Que material será utilizado durante a intervenção? Por quê? (Estes serão os instrumentos da intervenção)

3) De que forma - passo a passo - a intervenção ocorrerá? Quais serão os seus momentos? Em que seqüência? Por quê? (Estes serão os procedimentos da intervenção)

4) Quais são os resultados esperados? O que vai sobrar no final da intervenção? Que espécie de material será produzido para análise? Por quê? (Estes serão os resultados esperados da intervenção)

7-RECURSOS- Com que meios? Valores, custos, quantidade e tipo, viabilidade

a) HUMANOS- pessoas envolvidas na execução do projeto

Exemplo:

Função Remuneração Período Sub- total (R$)

Instrutor 15,00 20h 20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com