TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Do Milénio

Monografias: Projeto Do Milénio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Em Setembro de 2000, reuniram-se os chefes de Estado e de Governo e aprovaram a Declaração do Milénio. Focando o tema “Desenvolvimento e erradicação da pobreza”.

Os objetivos estipulados, representam uma pareceria entre os países em desenvolvimento com os desenvolvidos, tendo em vista o desenvolvimento e a eliminação da probeza, a nível nacional e mundial.

Os objetivos do Projeto Milénio são:

Erradicar a fome e a pobreza;

Conseguir educação fundamental para todos;

Promover igualdade entre os sexos e o empoderamento das mulheres;

Reduzir mortalidade infantil;

Melhorar a saúde de gestantes;

Combater AIDS, malária e outras doenças;

Garantir desenvolvimento em equilíbrio com a natureza;

Estabelecer uma parceria global para o desenvolvimento

Entre os vários países participantes do ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) estão:

Armênia;Austrália;Áustria;Azerbaidjão;Bahamas;Bangladesh;Chile;China; França; África do Sul;Haiti;Holanda;Países Baixos; Honduras;Nova Zelândia; Panamá;Paraguai;Quênia;Portugal;Peru;Polônia;EUA;Etiópia;Ucrânia;Timor Leste; Síria; Somalia; entre outros.

O Brasil também se integra a essa lista, e de forma notável.Faltando menos de 5 anos para terminar o prazo estipulado pelas Nações Unidas, o Brasil alcançou alguns dos Objetivos da ODM com uma década ou mais de antecedência. Em algumas áreas as metas foram mais ambiciosas do que as definidas pela ONU. Chegando assim, por exemplo, a reversão da tendência de disseminação da epidemia de HIV/AIDS.

As políticas sociais, somadas a outros fatores como crescimento da economia e a geração de empregos, possibilitaram a eliminação em um quarto a população pobre do país.

Em 1990, 25,6% dos brasileiros tinham renda domiciliar per capita inferior à linha de pobreza estabelecida pelo Banco Mundial. Em 2008 esse percentual caiu para 4,8%. A meta internacional para 2015 foi superada em 2002, e a meta nacional foi superada em 2008. Segundo o relatório, se o ritmo da redução se mantiver nos próximos anos, a pobreza extrema será erradicada do Brasil por volta de 2013-2014.

O Brasil também cumpriu a meta da ONU de diminuir em 50% a parcela da população que passa fome. Em 1996, havia 4,2% de crianças brasileiras de zero a quatro anos com peso abaixo do esperado para a idade (indicador usado para mensurar desnutrição infantil). Dez anos depois, o percentual tinha caído a menos da metade: 1,8%. Agora, o desafio é alcançar o objetivo que o país se auto impôs: erradicar o problema até 2015. Contudo, apesar dos avanços verificados, ainda são necessários esforços para cumprir outras metas vinculadas aos ODM, especialmente em saneamento, mortalidade materna e alguns indicadores de desigualdade entre os sexos.

Ficando explicito assim o empenho do Brasil, levando-o a destaque intercional, não apenas pelo cumprimento dos Objetvos, mas também pelo seu empenho em ajudar outros países a cumprir suas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com