TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Orta e Horticultura

Tese: Projeto Orta e Horticultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 10

Tema:

Projeto Horta e Jardinagem

Público Alvo:

Ensino Infantil

Perfil da Turma:

São alunos de 2º ano, idade deles é de 8 anos, não tem inclusão na turma, classe social média, são 15 meninas e 10 meninos em sala de aula.

Justificativa:

Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscando cumprir o importante papel de desenvolver o comprimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidando do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidando das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atividades de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizado, significativos para cada um dos grandes envolvidos.

Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.

O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam com a mágica, a prática diária do cuidado - regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.

Hortas escolares são instrumentos que, depende do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Valores tão traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti: "Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmo de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo podemos reaprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, dá renovação".

Objetivo Geral:

Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Objetivos Específicos:

- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;

- Dar oportunidades aos alunos a cultivar plantas utilizadas como alimentos;

- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;

- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;

- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sentem responsáveis;

- Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;

- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;

- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

- Conscientizar no aluno dos valores sociais tais como: respeito mutua, trabalho em equipe, amizade, solidariedade, paciência entre outros.

Procedimento de Ensino:

1º etapa: Escolha do local= Sol e água são prioridades na vida das plantas e, por isso, o lugar onde serão montados os canteiros tem de receber, no mínimo, cinco horas diárias de luz solar e ter por perto uma fonte de água limpa.

2º etapa: Solo= O melhor tipo de solo para a agricultura é o areno-argiloso. Ele apresenta todas as propriedades necessárias para o desenvolvimento das plantas. É possível descobrir o tipo de solo por meio de experiências simples.

1º experiência: cave um buraco de 15 a 20 centímetros de profundidade e coloque a terra retirada em um recipiente de vidro transparente. Complete com água e agite bem. Deixe a mistura descansar até que a terra assente. A camada escura que se forma na superfície é composta de húmus. Logo abaixo, forma-se uma camada constituída de partículas finas, indicando a presença da argila. No fundo, depositam-se grãos mais grossos, de areia. Se dentro do vidro houver menos de 15% de argila, o solo é considerado arenoso. De 20 a 40 % de argila, é areno-argiloso. E acima de 40% de argila, o solo é argiloso. Se houver menos de 5% de argila, conclui-se que naquela parte do solo existe apenas matéria orgânica.

2º experiência: Amasse um punhado de terra úmida com as mãos. Em seguida bata com força uma palma na outra. Se as mãos ficarem sujas, tingidas, cheias de terra nas linhas e nas marcas digitais, o solo pode ser considerado argiloso. Caso as mãos fiquem limpas e grãos de areia raspem as palmas, o solo é arenoso. (Conforme o caso incorpore terra argilosa, areia e esterco ao solo, até chegar à proporção de três medidas de terra argilosa, duas de esterco (de preferência, de gado e bem curtido)) e uma areia.

3º etapa: Montagem dos canteiros: Para trabalhar com crianças o ideal é que os canteiros tenham 2 metros de comprimentos por 1 de largura e, no mínimo, 50 centímetros entre um canteiro e outro. A profundidade deve ser de 30 a 40 centímetros. Para segurar a terra nas laterais da horta, podem-se utilizar tijolos ou bambu.

4º etapas: Semeadura= Existe duas formas de semeaduras, a direta e a feita em sementeira. Na direta, as hortaliças são semeadas nos canteiros e ficam ali até a época da colheita, como beterraba, cenoura, espinafre, rúcula, almeirão, salsa e coentro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com