TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagogico

Dissertações: Projeto Pedagogico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Politico Pedagógico

Durante a construção do projeto politico pedagógico é que a escola constrói sua autonomia, ganha segurança para alcançar seus objetivos e enfrentar seus desafios, busca a organização do trabalho pedagógico na sua totalidade, assim torna a escola um ambiente democrático, dando a todos que estão direta ou indiretamente ligados a escola, oportunidade de participarem da elaboração de um “projeto de vida”.

O projeto politico pedagógico é aquele que orienta os caminhos da escola, que direciona, que da rumo as ações da mesma, é o instrumento fundamental na construção de uma escola democrática. Na sua elaboração é necessário a participação de todos os segmentos da escola: pais, professores, funcionários, alunos, diretores. Daí a importância de ser democrático.

Apesar de se constituir por ser uma exigência, o projeto político pedagógico é antes de tudo ideológico, político, o qual visa sobretudo, a gestão dos resultados de aprendizagem, através da projeção, organização, e acompanhamento total do mundo escolar.

O PPP nos encaminha para a transformação do fazer pedagógico no ambiente escolar, ele possui um conjunto de valores e objetivos organizacionais e operacionais que podem melhorar a instituição escolar e também o ensino, para que se torne mais significativo.

Com o acompanhamento das ações, da avaliação e utilização dos resultados, a participação e o envolvimento do coletivo escolar, pode-se levá-lo a ser eficiente e eficaz, pois é dado a todos o direito de refletir e avaliar o que pode ser mudado ou melhorado.

Em seu processo de construção o PPP é formulado em bases democrático-participativas, como parte essencial da afirmação da autonomia da escola. Quando o mesmo assume a forma participativa e democrática, permite uma maior eficiência social e educacional. O Projeto Político Pedagógico vê a escola como um todo que deve envolver toda a comunidade, tornando essa escola um local de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com