TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagogico

Artigos Científicos: Projeto Pedagogico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 IMPORTÂNCIA DO PPP? 2 – SEÇÕES SECUNDÁRIAS 5

2.1.1 CONSTRUÇÃO DO PPP 3 – Seção Terciária 5

2.1.1.1 PROJETO EDUCATIVO 4 – Seção quaternária 6

2.1.1.1.1 ULTILIDADE DO PPP – Seção quinaria 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Projeto Político pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educação a ser desenvolvido na escola, passando as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar.

2 DESENVOLVIMENTO

A construção do Projeto Politico Pedagógico (PPP), e a peça mais importante para o planejamento das instituições, para os vários níveis e diferentes modalidades. O PPP mostrará quais seus objetivos obstáculos para conseguir alcança-los. No Brasil, após a criação do PPP, a publicação da lei de diretrizes e base da educação nacional (1996), artigos 12,13 e 14, Obrigou a proposta pedagógica para a educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), no artigo 15, concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira (Cf. Módulo 1). O que isso significa? Ter autonomia é construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para fazer seu próprio projeto de trabalho, definindo seus caminhos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construir a sua identidade no grupo escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática. Para que o processo de elaboração de um projeto político-pedagógico e, consiga a consolidação de seu texto final não representem apenas atividades burocráticas e formais a serem cumpridas por exigência legal, é preciso que as equipes gestoras vejam as condições necessárias não apenas para a sua elaboração, mas, sobretudo, para a sua execução, acompanhamento, desempenho e reconstrução. A seguir, são colocadas algumas dessas condições. Diante disso, é preciso que a equipe gestora, junto com a equipe da escola, discuta as opções didáticas a serem apresentados, assim os meios para que sejam postas em prática. Para isso, há, hoje, um conjunto de princípios educativos que vêm orientando as práticas pedagógicas contemporâneas. Veja alguns desses princípios:

§ Considerar o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem.

§ Reconhecer que o conhecimento é construído, progressivamente, através da atividade própria do aluno e também através das interações sociais, isto é, de aluno para aluno e entre o professor e os alunos.

§ Superar a fragmentação do saber dividido em disciplinas, enfatizando a interdisciplinaridade dos conhecimentos e a construção integrada de saberes, competências e valores que perpassam, de forma transdisciplinar, o conjunto do saber-fazer escolar.

§ Tomar as experiências e vivências do cotidiano do aluno como ponto de partida para as novas aprendizagens escolares.

§ Organizar o trabalho escolar em torno de atividades que proporcionem o prazer de conhecer, o desejo de descobrir e de fazer e que estimulem o aprender a aprender.

§ Respeitar a diversidade dos alunos, como pessoas e como membros de um determinado grupo étnico-cultural e socioeconômico.

§ Estimular o desenvolvimento da autonomia do aluno, da sua participação na construção da vida escolar, através do incentivo ao trabalho em grupo e à aprendizagem cooperativa.

.

2.1 IMPORTÂNCIA DO PPP? 2 – SEÇÕES SECUNDÁRIAS

Assim, é importante a escolha, para a formação de cidadãos e umas atividades pedagógicas, que levam as instituições alcançarem seus objetivos na educação. O PPP tem grande importância para o ensino básico, porque o projeto diz não a uniformização.

A escola tem a observar a verdadeira realidade das pessoas envolvidas, e buscar diferentes formas de diálogos e desenvolvimento das ações planejadas. O planejamento na organização na escola e um esforço coletivo e que deve ter o significado de ensinar, para que as metas sejam alcançadas.

2.1.1 CONSTRUÇÃO DO PPP 3 – Seção Terciária

É muito importante lembra que reorganizar deve estar sempre interligado á valores e responsabilidade social e ética. A organização desse projeto didático – pedagógico é de extrema importância para criar as condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com