TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Pedagógicos

Exames: Projetos Pedagógicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 3

2. Escrever aproximadamente três parágrafos contextualizando a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira. Para isso, recorra aos materiais das aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina e ao livro-texto da disciplina.

Quando nos referimos sobre inclusão, Educação Especial, logo nos vem a cabeça a possibilidade e a necessidade de alguém em algum momento ter a oportunidade de estar em uma escola regular, se apropriando do que ela oferece sem diferenças, em nossa legislação desde 1988, nos traz que todos tem direito à educação gratuita, podendo citar como exemplo a Lei 7853/89 artigo 2, nos fala sobre a inclusão ter abranger 1º e 2º grau, ser gratuita, ter a função de inserção referente ao sistema de ensino. No Estatuto da Criança e do Adolescente, Cap. IV Art. 53, III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Já na Declaração de Salamanca, 1994 o texto nos coloca que: escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos; além disso, tais escolas provêm uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional.

Por essas e outras leis já existentes temos a certeza que incluir um aluno na rede regular de ensino, só vem a beneficia-lo, pois com isso ele terá a oportunidade de conviver, aprender e se socializar com todos sem diferenças, e também os alunos que colocamos como “normais”, aprenderam a respeitar, ajudar e por que não a cuidar de pessoas com necessidades e com isso o aprendizado será mutuo e essa troca de experiências será de grande importância para o desenvolvimento de ambos.

O segmento Educação Especial no contexto geral da Educação Brasileira é indispensável e de grande importância, pois é ele que lutará para o melhor atendimento de alunos com necessidades especiais e proporcionará o respaldo necessário para escolas, professores e profissionais que trabalham diretamente com esses educandos, orientando como deve ser feita a inclusão e até mesmo como proceder com as atividades aplicadas à essas crianças, que deve ser analisadas de uma forma individual para que seu desenvolvimento em sua vida escolar e pessoal aconteça de uma forma tranquila e significativa.

3. Escrever aproximadamente quatro parágrafos fazendo uma análise e reflexão sobre a relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão, respondendo às questões:

√ Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e os conceitos inclusão, integração escolar e educação especial?

√ Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e Rodrigo, o garoto inquieto do estudo de caso?

Analisando o vídeo “Diferente mais igual”, pude perceber que a Thabata, não diferenciava seus lápis, utilizava tanto o lápis de cor como o de escrever sem nenhuma diferença, e questionava sua mãe porque não via desta forma, assim são as crianças, sem maldades, sem discriminação, relacionando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com