TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos e Trajetos

Ensaio: Projetos e Trajetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Ensaio  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

Projetos e Trajetos.

1 – A vida dos seres humanos é construída por uma constante

elaboração e reelaboração de projetos. O planejamento docente cumpre três etapas: observação, associação e expressão.

Entende-se que os seres humanos são dotados do desejo de conhecer, de aprender, afinal existem dúvidas e necessidades, que os levam constantemente a enfrentar problemas de ordem teórica ou prática, procurando a partir dessas, a construção de respostas e explicações válidas, os projetos pedagógicos ajudam na organização, no tempo e na proposição das atividades..

2 – Por que voltar a falar em projetos?

Para tentar resolver os vários problemas que a humanidade constrói como: pobreza, epidemias, terrorismo, aquecimento global, entre outros. É preciso que cada vez mais as disciplinas entrem em conexão, compartilhem os seus conhecimentos, estabeleçam confrontos e compreendam melhor suas tomadas de decisões.

3 – Mas o que é projetar?

Projetar é a definição do problema, o planejamento do trabalho, a coleta, a organização e o registro das informações, a avaliação e a comunicação. Projetar é também introduzir o inédito, um novo desejo em uma história.

Os projetos são feitos exatamente para as crianças aprenderem a estudar, a pesquisar, a procurar informações, a duvidar, a argumentar, a opinar, a pensar, a gerenciar as aprendizagens, a refletir coletivamente, e o mais importante, são elaborados e executados COM as crianças e não para as crianças.

4 – Projetualidade em diferentes tempos: na escola e na sala de aula

A aprendizagem deve ser marcante para as crianças e também para os professores. Os projetos ajudam a aprender os diferentes conhecimentos construídos na historia da humanidade, proporcionando às crianças o aprender através de múltiplas linguagens.

O calendário de festividade é um importante trabalho, portanto menos datas, e mais significação, como por exemplo: por que comemorar o Natal? (Nascimento de Jesus), as crianças acham que o Natal é só para ganhar presente e não sabem o significado principal.

O importante para montar o projeto é que o professor dever ter um amplo conhecimento do tema ou problema. Podendo ser construído aos poucos, junto com as crianças, por meio de pesquisas, estudos, discussões e assessoria de colegas. Conforme avançam nas pesquisas, nas atividades que vão sendo construídas as crianças têm acesso a diferentes áreas do conhecimento.

A projetualidade na sala de aula é ampla, compõem esse contexto as relações de tempo, de espaço, de interações entre crianças e crianças, crianças e professor, crianças e comunidade escolar.É importante lembrar que uma mesma turma de alunos pode desenvolver vários e distintos projetos ao longo do ano e muitos deles podem acompanhar ou manifestar ao mesmo tempo e que nem todos os projetos precisam necessariamente ser desenvolvidos por todos os alunos.

5 – Tramando os fios e estruturando os projetos

Todo projeto é um processo criativo para alunos e professores, ajudando e estabelecendo ricas relações entre ensino e aprendizagem. A pedagogia de projetos indica uma ação concreta, voluntária e consciente.

- Definindo o problema

A procura do tema ou do problema para um projeto pode surgir das experiências anteriores das crianças, de projetos que já foram realizados ou que ainda estejam em andamento e das próprias interrogações que as crianças colocam. Os professores, os pais e a comunidade também podem propor projetos para o grupo de crianças.

- Estruturas – Alternativas de projetos

Para a elaboração de um projeto não existe uma única estrutura a ser seguida, nem tampouco um modelo predeterminado. O mais importante e significante nessa metodologia é o relatório que vai sendo construindo dia após dia e a documentação dos novos planos que vão sendo registrados.

6 – Diferenças de Projetos na Creche e na pré-escola

Os projetos podem ser usados nos diferentes níveis de escolaridade.

- Projetos na Creche

Em projetos com bebês é fundamental a observação sistemática, da leitura que o educador realiza do grupo e de cada criança. O professor deve prestar muita atenção ao modo como as crianças agem e procurar dar significado as suas manifestações. A partir dessas observações que é possível encontrar os temas, os problemas, e definir a questão referente aos projetos.

O projeto pode iniciar durante as atividades de exploração dos materiais da sala. O educador observa, anota dados relevantes - data, criança, espaço, materiais, canais sensoriais, tipo de jogo e após um período inicial de observação, pode preparar um projeto. Vídeos e fotos das ações da criança também auxiliam na coleta de informações sobre o grupo, pois nessa faixa etária (0 a 2 anos) o projeto escrito é muito mais uma necessidade do educador do que das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com