TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Experimental Ratinho Sniff

Por:   •  14/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE – UNIVAG[pic 1]

GPA – SAÚDE

CURSO GRADUAÇÃO PSICOLOGIA

RELATÓRIO DE EXPERIMETAL ll

CARLA KARIELE

FERNANDA PANDO

LARISSA STEFFANNI

LORENNA MAYRA

VARZEA GRANDE - MT

SETEMBRO 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE – UNIVAG [pic 2]

GPA – SAÚDE

CURSO GRADUAÇÃO PSICOLOGIA

[pic 3]

RELATÓRIO EXPERIMENTAL ll

CARLA KARIELE

FERNANDA PANDO

LARISSA STEFFANNI

LORENNA MAYRA

Trabalho apresentado no curso de Psicologia, no Centro Universitário-UNIVAG, como requisito parcial do 1º bimestre, na disciplina de Experimental 2. Sob a orientação da Professora Layane Machado Buosi.

VARZEA GRANDE - MT

SETEMBRO 2018

INTRODUÇÃO

        Este relatório mostrará melhor, o nosso entendimento dos estudos realizados com o rato virtual, para isso contamos com o fundamento teórico do livro análise experimental do comportamento GOMIDE WEBER, por meio de um tutorial explicativo do programa, e das aulas explicativas. Contudo foi usada uma ficha de avaliação disponibilizada pela professora responsável por ensinar a matéria de experimental II, está execução tem como o seu primeiro trabalho avaliar o desempenho do experimentador.

No dia 19 de setembro de 2018 aconteceu à nossa primeira aula no laboratório de informática em que consistiu na realização do experimento do Nível Operante no programa Sniffy, desta forma o estudo prático do comportamento auxilia na construção do nosso entendimento teórico, prático durante a observação e a experiência que nos resultou a assimilação feita no laboratório.

Com base nos experimentos realizados no programa Sniffy Pro entende-se que ao observar o local titulado “caixa de Skinner”, com tais características formadas por três divisões consolidas e uma parte transparente localizado a frente, em sua divisão a parte do fundo é onde podemos perceber ao lado esquerdo uma lâmpada e na lateral a caixa de som que não foi utilizado por motivos técnicos do laboratório, no ponto central vemos um recurso que é equivalente a Barra, em que possui embaixo o comedouro lugar em que consiste na liberação do alimento para individuo em experimento e assim tendo então uma luz acima para identificar o comportamento condicionado. Essa janela contém todos os instrumentos usados na ‘’ caixa de Skinner’’, possibilitando os mesmos resultados aos treinamentos com Sniffy Pro, sendo assim anotar todos os comportamentos na folha de registro.

Segundo Gomide o nível operante tem seu proposito é determinar a força da resposta de pressão à barra, antes que qualquer operação experimental seja introduzida e modifique esta força. O nível operante da resposta a ser condicionada permite avaliar o efeito do reforço, comparando a frequência da resposta antes e depois da introdução do reforço.

Segundo Moreira & Medeiros: “Classifica-se como comportamento operante o comportamento que traduz consequências (modificações no ambiente) e é afetado por elas.” (Ibidem: p 47).

          Com tudo o método que foi observado no experimento, como limpar (LI), levantar (LE), farejar (FA), tocar a barra (TB), pressionar a barra (PB), neste exercício nenhuma resposta de pressão á barra foi reforçada com água e consequentemente, a chave do bebedouro deverá estar em seu posicionamento manual.

RESULTADOS E DISCUSSÃO        

        A execução desenvolvida no decorrer da prática do experimento teve como principal determinante a observação e o registro do nível operante mediante de uma decorrência de reposta como limpar (LI), levantar (LE), farejar (FA), tocar a barra (TB), pressionar a barra (PB), no tempo de realização do experimento um, anotando então o comportamento emitido do rato em nível operante (NO), através de quantas vezes ele se limpou, levantou, farejou e pressionou a barra.  A aplicação aconteceu no decorrer do nosso experimento que teve o tempo de duração de 15 minutos no qual foi produzido no dia da nossa primeira aplicação, mediante dados colhidos ao longo da nossa experiência encontra-se perceptível a compreensão no gráfico a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (58 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com