TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscilcologia Da Educação

Tese: Pscilcologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera UNIDERP

Pedagogia

Psicologia da educação.

Alunas:

Joiciane Rocha de Jesus

RA: 6506253276

Joicilene Rocha de Jesus

RA: 6506251249

Sandra Alves Martins

RA: 6506250287

Queren Moreira da Silva

RA: 6574310380

Atividade Pratica Supervisionada

Anápolis

Outubro 2013

Contribuições e aspectos relevantes da teoria de Freud

Sigmund Freud nasceu em1858 em Frieburg território pertencente a Áustria. Ele era filho de uma família Judaica. Freud aos 04 anos de idade mudou para Viena onde passou uma boa parte da sua vida.

A educação foi muito importante na vida de Freud e por isso se dedicava aos estudos como forma de não cair numa mediocridade intelectual no futuro no qual esperava muito sucesso.

Por causa do seu modo de pensar, atitudes e dedicação aos estudos Freud deu uma grande contribuição para a educação, ele formou em medicina e se especializou em doenças mentais e atuou como neurologista em um campo em que as pessoas sofriam com doenças nervosas, psicoses, neuroses e etc. Na época os tratamentos estavam centrados em eletroterapia, massagens, hidroterapia, e até mesmo em hipnose. Essas formas de tratamento foram as que Freud mais adotou em seu trabalho com a medicina antes da psicanálise.

Contribuiu muito com a educação de acordo com suas descobertas neurológicas. Freud inovou em dois campos simultaneamente e desenvolveu uma teoria da mente e da conduta humana, e uma técnica terapêutica para ajudar pessoas afetadas psiquicamente.

Como parte da sua teoria, Freud postula também a existência de um pré-consciente, que descreve como a camada entre o consciente e o inconsciente se diferem.(O termo subconsciente é utilizado, popularmente, mas não é parte da terminologia psicanalítica).

Embora ao longo de sua carreira Freud tenha tentado encontrar padrões ele observou que pacientes diferentes reprimiam fatos diferentes. Observou ainda que o processo da repressão é em si mesmo um ato não consciente isto é, não ocorriam através da intenção dos pensamentos ou sentimentos ocorrentes. Em outras palavras o inconsciente era tanto causa como efeito.

Jean Piaget

Jean William Fritz Piaget foi um importante pensador do século xx. Além de seu trabalho na ciência da computação Jean Piaget, fez estudos sobre o pensamento infantil, atavéz de seus filhos pequenos.

Ele descobriu na criança pequena, uma forma própria de raciocínio, assim ele fez suas primeiras pesquisas em psicologia, apresentando a criança como sujeita da razão.

Ao observar as crianças, Piaget criou a teoria cognitiva, propondo a existência de quatro estágios de desenvolvimento no ser humano. O sensório motor, pré-operacional, operatório concreto, operatório formal. Através destes estágios, Piaget criticou o ensino autoritário, ou seja, onde o professor dita e o aluno copia e repete (educação bancaria). Uma crítica excelente, porque o aluno tem que ter a liberdade de expressão, ou seja, dar sua opinião, interagir com o próximo.

Piaget relatou seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, para mostrar que a capacidade cognitiva humana, nasce e se desenvolve, não vem pronta. ou seja não no sujeito e nem no objeto. Mais origina-se interação sujeito objeto.

Seus estudos sobre a teoria (Epistemologia Genética) da construção do conhecimento, explica que o nosso conhecimento é adquirido e montado desde a nossa infância. Por isso houve diversas propostas nna educação para criança de acordo com cada fase. Para Piaget o aprendizado tem que ser preparado para ser assimilado, isso depende muito do professor . Pois em cada idade o individuo tem a capacidade de aprender, desde que seja estimulado.

Existem escolas espalhadas pelo Brasil, que procuram criar metodologia específica embasadas nas teorias de Piaget, tanto no ensino particular ou público.

Alguns governos municipais, já tentam adota-las como preceito política legal.

Piaget trabalhou até a véspera de sua morte aos 84 anos, deixando escrito aproximadamente 70 livros e mais de 400 artigos.

Contribuições de Henri Walon para a educação

Henri Wallon foi um medico psicólogo que, em virtude de sua preocupação com a educação, escreveu também sobre suas ideias pedagógicas apontando bases que a psicologia pode oferecer á atuação pedagógica e o uso que a pedagogia pode fazer dessas bases, alem de se nutrir da experiência pedagógica.

A teoria de desenvolvimento de Wallon é ainda hoje pouco divulgada considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que esta imersa, com os seus aspectos afetivos, cognitivos e motor também integrado.

Wallon admite a existência de três leis que regulam o processo de desenvolvimento da criança em direção ao adulto:

A primeira chamada de alternância funcional: indica duas direções opostas que se alternam ao longo do desenvolvimento, uma centrípeta, voltada para a construção do eu e a outra centrífuga voltada para a elaboração da realidade externa e do universo que a rodeia.

A segunda é a lei da sucessão da preponderância funcional: na qual as três dimensões ou subconjuntos preponderam, alternadamente, ao longo do desenvolvimento do homem: motora, afetiva e cognitiva. A função motora predomina nos primeiros meses de vida da criança, enquanto as funções afetivas e cognitivas se alternam ao longo de todo desenvolvimento.

A última lei, chamada lei da diferenciação e integração funcional, diz respeito às novas possibilidades que não se suprimem ou de sobrepõem às conquistas dos estágios anteriores, mas, integram-se a elas no estágio subsequente.

A teoria das emoções é de grande importância na obra de Wallon. Segundo o autor, a emoção é a exteriorização da afetividade.

A afetividade corresponde À energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com