TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise

Exames: Psicanálise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 7

Psicanálise

Sigmund Freud (1856-1939) dói um medico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Freud usou colocar as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a autoridade do homem como um problema cientifico, com esses problemas Freud criou a psicanálise.

A psicanálise é um termo usado para se referir a uma teoria, método de investigação ou uma pratica profissional.

A psicanálise na teoria é um conjunto de conhecimento sobre o funcionamento da vida psíquica. A psicanálise como método de investigação que busca o significado oculto do que é manifestado por meio de ações oi palavras ou pela imaginação como : sonho, delírio, atos falhos.

A psicanálise é usada como base para psicoterapia, aconselhamentos, orientação, é um instrumento importante para a analise e para a compreensão de fenômenos sociais como: a forma de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo a exaberção da violência.

Compreender a psicanálise significa percorrer no nível pessoal, a experiência inaugural de Freud e “descobrir” as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências anteriores.

A gestação da psicanálise

Freud formou-se em medicina na universidade de Viena em 1881 e especializou-se em Psiquiatria. Por dificuldades financeiras, não pôde dedicar-se a vida de pesquisador, onde passou a clinicar atendendo pessoas com “problemas nervosos”. Ganhou uma bolsa de estudo em Paris, onde estudou com o psiquiatra francês Jean Charcot que tratava as histerias com hipnose. Participou de investigações importantes, como o caso de uma cliente que sofria de paralisia com contratura muscular, e dificuldades de pensamento que através do efeito da hipnose realizada por Freud relatava a origem de cada um de seus sintomas que estavam relacionados a vivencias anteriores que eram relacionadas com a doença de seu pai.

O medico e cientista Josef Breuer denominou método catártico o tratamento que possibilita a liberação dos sintomas que afetam as emoções ligadas a acontecimentos traumáticos de vivencia desagradáveis ou dolorosos.

O método catártico mudou com Freud, pois nem todas as pessoas aceitavam serem hipnotizadas, então passou a desenvolver a técnica de “ concentração”, onde a rememoração sistemática era realizada através de conversas com o paciente onde ele possuía uma fala desordenada.

A descoberta do inconsciente

A resistência é uma força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, denominado por Freud.

Repressão é o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência uma idéia ou representação insuportável e dolorosa que esta na origem do sistema, esses conteúdos psíquicos localizam-se no inconsciente.

Teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico

Freud apresenta a primeira concepção sobra a estrutura e o funcionamento psíquico que refere-se á existência de três sistemas : inconsciente, pré consciente, consciente.

Inconsciente: é um sistema do aparelho psíquico onde não existem as noções do passado e presente. É constituído por conteúdos que não tem acesso ao sistema pré consciente pelas aços de censurar internas., esses conteúdos podem ter sido consciente, e “foram” para o inconsciente.

Pré – consciente: é o sistema que permanecem os conteúdos acessíveis á consciência, é o que não esta na consciência nesse momento.

Consciência: é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo interior e as do mundo interior. Na consciência destaca-se a atenção, o raciocínio.

A descoberta da sexualidade infantil

Freud em suas investigações na pratica clinica sobra as causas e funcionamento neuroses, descobre que a maioria dos pensamentos e desejos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida, na vida infantil. Dessa forma as ocorrências desse período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica. Os principais aspectos dessas descobertas são: a função sexual existe desde o inicio da vida, logo após o nascimento e na puberdade. O período da sexualidade e complexo ate chegar á sexualidade adulta, que é quando as funções de reprodução e de otenção do prazer podem estar associadas tanto no homem como na mulher, essa afirmação contraria as idéias de que o sexo estava associado exclusivamente á reprodução. A libido nas palavras de Freud é a “energia dos instintos sexuais e só deles”

No processo de desenvolvimento de sexualidade psicossexual, nos primeiros tempos de vida de um individuo têm a função sexual ligada a sobrevivência, onde o prazer é encontrado no próprio corpo, as excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo. Freud “dividiu” as fases do desenvolvimento sexual em: - Fase oral onde as excitações sexuais estão localizadas na boca. –Fase anal: as excitações sexuais estão localizadas no anus. –Fase fálica: as excitações sexuais estão localizadas nos órgãos genitais. –Fase genital: onde as excitações sexuais estão no outro individuo e é na puberdade.

No decorrer dessas fases, sucedem-se vários processos e ocorrências onde destacam-se Complexo de Édipo, é onde ocorre a estruturação da vida psíquica do indivíduo.

Explicando alguns conceito

Alguns conceitos que permitem compreender os dados e as afirmações colocadas até aqui, esses aspectos também são postulações de Freud. E seu conhecimento é fundamental para compreender a continuidade do desenvolvimento de sua teoria.

1- Realidade psíquica: todas as cenas relatadas pelos pacientes poderiam ter sido imaginadas mas com a mesma força e conseqüências de uma situação real .

2- O funcionamento psíquico é concebido a partir de três pontos de vista:

O econômico: quando existe uma quantidade de energia que “alimenta” os processos psíquicos.

O tópico: o aparelho psíquico é constituído de um numero de sistemas que são diferenciados quanto á sua natureza e seu modo de funcionamento .

O dinâmico: no interior do psiquismo existem forças que entram em conflitos e estão permanentemente ativas, das quais a origem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com