TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise

Pesquisas Acadêmicas: Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 3

O que é pulsão de vida e pulsaõ de morte?

- Quem interpreta os sonhos?

- O que Freud acreditava que vc não concorda?

- Combine associação livre com interpretação.

Pulsão é um processo dinâmico que consiste numa pressão ou força. Segundo Freud, uma pulsão tem como meta suprimir um estado de tensão.

Todos sabemos que Freud tem sua teoria calcada no dualismo e no conflito, portanto ele postula que o sujeito é movido por 02 pulsões, de vida e de morte.

Por pulsão de morte ele entende como uma tendência que o indivíduo tem de voltar ao estado anorgânico.(eliminação total de tensões) (experimentada no útero da mãe). A pulsão de vida seria representada pelas ligações amorosas que estabelecemos com o mundo, com as outras pessoas e com nós mesmos, enquanto a pulsão de morte seria manifestada pela agressividade que poderá estar voltada para si mesmo e para o outro. O princípio do prazer e as pulsões eróticas são outras características da pulsão de vida. Já a pulsão de morte, além de ser caracterizada pela agressividade traz a marca da compulsão à repetição, do movimento de retorno à inércia pela morte também.

Embora pareçam concepções opostas, a pulsão de vida e a pulsão de morte estão conectadas, fundidas e onde há pulsão de vida, encontramos, também, a pulsão de morte. A conexão só seria acabada com a morte física do sujeito.

-Associação livre é o método psicanalitico criado por Freud com finalidade de buscar em seus paciente algo que os incomodam inconscientemente, ou seja, traumas, recalques e etc, que não estão na estrutura da consciência mas são representados através do sintoma.È através da fala, do discurso sem roteiros previamente definidos que o sujeito coloca para fora suas incomodações e o analista vai ajudando-o a fazer as conexões, ou melhor as interpretações.(A fala deve ser livre, sem preocupação de coêrencia), pois é fala do inconsciente.

Quem interpreta os sonhos?

Esta pergunta, por ser uma pergunta aberta, no meu entender nos possibilita a respondê-la sob qual quer ponto de vista.Segundo Freud “o sonho é uma realização do nosso desejo” desejo esse que vem ao sonho de forma disfarçada, pois nosso mecanismo de defesa não permite que nada que não seja compatível com as regras sociais seja passado ao consciente, então o sonho é ferramenta que o inconsiente utiliza para essa realização do desejo, com a ajuda do psicanalista e a fala do cliente a respeito do sonho, ambos conseguem interpretar o sonho, que as vezes essa interpretação é rejeitada pelo paciente pelo seu conteúdo latente.

Hoje é muito mais fácil você discordar com alguma postulações elaboradas por Freud, tendo em vista, termos várias teorias acerca da personalidade humana, na época que ele criou o método psicanalitico(psicanálise), Freud levou conforto as muitas pessoas que não sabiam lidar com questões inconscientes que insistiam emergir para a consciência e causavam danos ( a histeria é o exemplo mais clássico) .Não tenho muito a discordar com a teoria psicanalista de Freud, mas faço uma pequena crítica a respeito da concepção de sujeito para Freud,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com