TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise

Artigo: Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Artigo  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

PSICANÁLISE

O termo é usado para referir-se a uma teoria, a um método de investigação e uma prática profissional.

Sigmund Freud, fundador da psicanálise, um médico Vienense que mudou drasticamente o modo de pensar a vida psíquica, afirma que ao construir sua teoria ele não pretendia formar convicções, mas estimular o pensamento e derrubar o preconceito. Ainda assim, o que levou Freud á criação da psicanalise foi a sua ousadia pela as investigações sistemáticas. A psicanalise como teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica; Já a psicanalise como método de investigação é caracterizado pelo método interpretativo, que busca o significado oculto, que é manifestado por sonhos, delírios; A prática profissional refere-se à forma de tratamento “A análise” que busca o autoconhecimento ou a cura, por meio do processo de investigação. Portanto, compreender a psicanálise, significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud, desde a origem dessa ciência e durante grande parte do seu desenvolvimento.

Freud, se se especializou em psiquiatria e trabalhou algum tempo em um laboratório de Fisiologia e deu aulas de neuropatologia, logo depois começou a clinicar, atendendo pessoas acometidas de problemas nervosos. Em 1886, logo que retornou de Paris seu principal instrumento de trabalho na eliminação dos distúrbios nervosos passou a ser a sugestão hipnótica.

Método catártico, como denominou Breuer que também foi muito importante para a continuação das investigações, o tratamento possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos no momento e essa liberação levava a eliminação dos sintomas, porém Freud aos poucos foi modificando esse método pelo fato de nem todos os seus pacientes aceitar ser hipnotizados e desenvolveu a técnica de concentração que a memorização sistemática era ocorrida por uma conversação normal.

No livro A interpretação dos sonhos é apresentada a estrutura e o funcionamento da personalidade, formado pelo Inconsciente, que é o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência. Formado também pelo Pré-Consciente que são conteúdos acessíveis a consciência e também formado pelo Consciente que é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior, formando assim a Teoria da Estrutura do Aparelho Psíquico.

Em suas investigações descobriu-se que na maioria dos pensamentos, desejos e a desordem sexual estão intimamente ligados nos primeiros anos de vida, afirma também que o processo e o desenvolvimento da sexualidade, é longos e complexos, passando por três fases na infância, fase oral que a zona de erotização é a boca, a Fase Anal que a zona de erotização é o ânus e a fase fálica que a zona de erotização é o órgão sexual, em seguida vem um período de latência que se prolonga até a puberdade, onde é atingida a ultima fase onde o objeto de erotização é o outro indivíduo.

Aos três sintomas da personalidade. O Id é rígido pelo principio do prazer, o reservatório da energia psíquica e é onde se localizam as pulsões de vida e morte. O Ego é o sistema que estabelece o equilíbrio e rege a percepção, memória,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com