TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicodinamica

Exames: Psicodinamica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade VI de Psicologia – Psicodinâmica do trabalho: o estresse no ambiente organizacional

Situação de estresse

Uma situação de estresse no ambiente de trabalho que eu vivencio, é em relação à pressão exercida pelo meu superior, e seu comportamento em relação ao trabalho e a equipe.

Devido ao comportamento do meu superior, de ser uma pessoa explosiva, nervosa, de modos grosseiros e sempre insatisfeita, de certa forma acaba interferindo mesmo que indiretamente no comportamento dos subordinados dele, ou seja, os funcionários do departamento. No inicio, tolerávamos esse comportamento devido ao respeito que tínhamos em relação ao nosso superior, porém com o passar do tempo a equipe como um todo passou a não tolerar mais devido a forma como ele nos tratava, com falta de respeito, e então começamos a nos estressarmos uns com os outros e com ele principalmente a ponto de tratarmos ele de igual para igual, da mesma maneira como ele nos tratava, levando dessa forma a um estresse generalizado, muitas vezes até sem motivos, pelo simples fato de uma resposta atravessada, por exemplo. Vários integrantes da equipe já falaram com ele sobre esse comportamento, inclusive eu que fui a primeira a manifestar o descontentamento, ele por sua vez, assume que tem esse problema, que já foi muito prejudicado por causa disso no sentido de perder várias oportunidades de emprego, promoções e demissões, porém nada acontece, porque esse comportamento já é uma característica da personalidade dele há muito tempo e ele assim achar que tem que ser e agir dessa forma, de acordo com meu ponto de vista. E desta forma, o estresse se torna crônico, e acaba sendo uma questão pessoal para com a pessoa dele, e não um estresse esporádico desencadeado por determinada situação, o que é ainda pior, pois desta forma, causa um descontentamento constante, transformando o estresse em desanimo pelo local de trabalho causando um elevado nível de absenteísmo e presenteísmo.

Solução

Nosso trabalho é uma extensão de nossa casa, pois passamos mais tempo no ambiente de trabalho que em nossa casa propriamente dita. É através dele que conseguimos nossa subsistência, nossa renda, nos enobrece, tem para nós uma importância significativa, sendo assim, temos que fazer dele um local agradável e satisfatório, destacando a importância da saúde mental do trabalho.

Como já vimos, é dever de todo gestor, promover a saúde mental no ambiente de trabalho.

Desta forma, uma solução que deveria ocorrer, são treinamentos não só para meu superior, mas sim, para todos os superiores para que eles motivem suas equipes, para promover um ambiente de trabalho com uma convivência melhor entre os funcionários, instituir o verdadeiro espírito de trabalho em equipe, para desta forma, promover a saúde mental no trabalho e tanto o funcionário quanto a empresa serem beneficiados, pois o funcionário terá um rendimento melhor no trabalho e a empresa lucrará com isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com