TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia 1

Por:   •  21/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

FILME: GATTACA EXPERIÊNCIA GENÊTICA

TÓPICOS ABORDADOS PELO FILME

GATTACA

Local onde é lançados as Missões Espaciais. Habitados por pessoas que manipulam a genética. Ambiente onde se dá a maior parte da história de Vicent e Anton.  Sua população é formada por pessoas bem sucedida, perfeitas, saudáveis, ou VÁLIDAS, como assim eram tituladas. A estas eram dadas os melhores cargos nos seus locais de trabalho.

No texto VISÃO GERAL, (página 13), nos mostra que a pesquisa genética sobre o comportamento, vai além de simplesmente mostrar a importância genética para as ciências do comportamento. Ela nos permite fazer questionamentos sobre como os genes influenciam o comportamento. As diferenças ambientais podem se tornar cada vez mais importantes durante a vida da pessoa, enquanto as diferenças genéticas se tornam menos importantes. Como é o caso de Vincent; o ambiente contribuiu para que ele realizasse o seu sonho; enquanto que Anton; com todas as suas qualidades manipuladas não obteve um bom desempenho em seus desafios.

GENÉTICA

O filme mostra experiências genéticas onde o ser humano se torna o alvo principal. Vivendo em uma sociedade na qual grande parte das pessoas foram planejadas geneticamente.

No texto VISÃO GERAL,( PG 12 ) Plomin, Defries, Mc Clearn e Mc Guffin, relata que as diferenças genéticas não fazem apenas com que alguns de nós, sejamos anormais, elas também contribuem para as diferenças, entre todos na variação normal da personalidade e das habilidades cognitivas.

CIÊNCIA E NATUREZA

A ciência aborda o nascimento de Anton “filho da ciência”, fruto da manipulação genética, também conhecido para a sociedade de Gattaca com um ser VÀLIDO; porque não possuía doenças;  anormalidades, pois seus genes eram decididos geneticamente.

A natureza, aborda o nascimento de Vicent “filho de Deus” nascido naturalmente da relação íntima de um homem e uma mulher, sujeito as imperfeições ou doenças adquiridas (cardíaca, neurológicas, ocular) naturalmente. Logo Vicente era considerado por aquela sociedade como um ser imperfeito, ou, INVÁLIDO.

Isso explica porque Vicent e Anton eram tão diferente, eles eram o oposto um do outro, em nada tinham haver um com o outro; a não ser a vontade de vencer os limites da ciência  e da natureza. Isso explica a competição que havia entre ambos. No mar, na astronomia, no conhecimento.

Embora Anton fosse geneticamente superior a Vincent, não conseguia vencer os desafios, ao contrário de vincet, vencia sempre.

 No texto “DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO “  ( página71.). Explica o porque de Vicent e Anton serem tão diferentes (valores, personalidades,  comportamentos). Nossos genes determinam nossa constituição biológica, que por sua vez, determina nosso comportamento, nosso desenvolvimento biológico individual. A história de nosso corpo e nosso cérebro; o que há de mais impressionante em nosso planeta, estão os mapas que interagem com nossa experiência, para criar nossos atributos humanos, universais e nossos traços individuais.

DESAFIO

Quando criança Vincent tinha um sonho, “ser Astronalta”. Porém, sua família não acreditava que ele fosse capaz de realizá-lo por conta de sua origem. Acreditavam que Anton conseguiria por ter habilidades geneticamente modificadas. Com a falta de credibilidade de sua família, Vicent resolve sair de casa em busca de realizar seu sonho. e mais uma vez o fator determinante o conduz a uma longa caminhada. Ele vai para Gattaca em busca de seu tão desejado sonho.

No texto “OS PAIS INFLUENCIAM A PERSONALIDADE D OS FILHOS” (pagina 51). Os pais são tidos como agentes mais importantes na criação de uma pessoa e controlam desejos em nome de regras morais, castigos e convenções da civilização. Até aonde a genética permite um bebê recém-nascido, é como um molde de argila flexissível, tudo o que ele aprender, ouvir, sentir, será armazenado no cérebro, e irá compor a maneira como agirá no futuro ao nascer. Vai demorar meses até conceber  ideias básicas, aos poucos, porém quando vai crescendo se dá conta de que consegue fazer, pensar, agir sem ajuda dos pais. O bebê começa a ter noções do “eu”, de que ele  é um indivíduo, e se molda ao mundo, com seus medos, coragem, determinação e satisfação. No texto ” O ESTILO DE EDUCAÇÃO IMPORTA” (pagina 54),afirma que traços de personalidade, dependem de diversos fatores, e são dificilmente previsíveis.

A RELAÇÃO SOCIAL

A relação social entre Vicent, Irene (com quem Vicent acaba se envolvendo sentimentalmente), Jerome (pessoa com quem Vicent troca de identidade),detetive (seu irmão Anton),e, outros, acabam influenciando no comportamento de ambos.

Quando acontece o assassinato de um dos diretores da missão, Vicent passa a ser o principal suspeito; isso porque é encontrado traços do seu DNA(fio de cabelo) no local do crime. Ao iniciar a investigação, Irene é a primeira a descobrir que Vicent é supostamente o assassino; mas não o entrega a policia, ao contrário, o ajuda; isso porque ela já está envolvida emocionalmente com ele e acaba se deixando influenciar por ele, quando o mesmo a faz entender o porque de está ali; Buscando realizar seu sonho. Quando Vicent se depara com a situação perigosa de que sua identidade falça, está por um fio de  ser descoberta decide desistir de seu sonho. Mas Jerome, o faz entender de que mesmo com todos  os riscos, valeria a pena, e que ele estaria realizando o sonho de ambos, Vicent se deixou influenciar por  Jerome mais uma vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com