TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Graduação em Psicologia

PSICOLOGIA – 6º / 7º SEMESTRE - NOTURNO

                                             Professora: Ana Maria Cuglianna Pereira

Bases Biológicas do Comportamento

Etapas 1 e 2

São José dos Campos

MAIO 2016

 

Bases Biológicas do Comportamento

Etapas 1 e 2

        

Trabalho apresentado para a composição de nota do 1º bimestre de 2016 da disciplina de Bases Biologicas do Comportamento, ministrada pela Professora Ana Maria Cuglianna Pereira

São José dos Campos – SP

ABRIL/2016

Introdução

Este trabalho acadêmico tem por objetivo principal explicar a função do psicólogo no tratamento da Síndrome de Down, falar sobre o histórico desta síndrome em questões diagnósticas e suas bases biológicas, para esclarecimento de dúvidas foi realizada uma entrevista com uma psicóloga que atua em instituição destina para esse fim.

Desenvolvimento

Síndrome de Down e Psicologia (Resumo do Artigo proposto).

Segundo Lília Moreira Síndrome de Down pode ser definida como uma condição genética, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental, está síndrome foi descrita pela primeira vez por Langdon Down, portanto de onde se deriva o termo patológico Síndrome de Down.  

De acordo com a mentalidade científica da época está síndrome era chama no meio médico de idiotia mongolóide, hoje sabemos que esse tipo de termo foi banido completamente dos livros e de diagnósticos pois são totalmente ultrapassados e denotam preconceito.  

O que interessa para ciência psicológica desta síndrome é o estudo do comportamento dos acometidos sua funcionalidade com o meio, e consequentemente melhoras na socialização em todos os seus aspectos. Pois como disse Reuven Feuerstein não existe Determinismo Genético, somos constituídos de uma relação extremamente complexa entre fatores genéticos e ambientais. Podemos concluir sem dúvida que a genética representa apenas uma base do comportamento humano sendo este complementado pelo ambiente que nos rodeia. Os sintomas físicos da Síndrome de Down são tratados secundariamente através da medicina enquanto que os mentais (emoções, sentimentos e comportamento) pela psicologia. Salvo que os familiares também são incluídos no processo psicoterapêutico, pois muitas famílias no primeiro momento não aceitam a condição gênica da síndrome, o que pode influir no tratamento da síndrome drasticamente, ao contrário daqueles que além de todo tratamento recebem o apoio familiar.  

Histórico da Instituição

Associação para Síndrome de Down

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ASIN

Associação para Síndrome de Down de São José dos Campos

Fundada em 07 de março de 1990 por um grupo de pais de crianças com síndrome de Down, é uma entidade beneficente de Assistência Social, de direitos privados, sem fins econômicos, declarada de Utilidade Pública Municipal, com registro no CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social.

Está localizada à Rua Santarém, 900, no Parque Industrial, no município de São José dos Campos.

O Centro de Convivência ASIN desenvolve um Projeto chamado “SD – Sem Diferença”, no qual atende pessoas com síndrome de Down a partir de 06 anos de idade.

ASIN desenvolve Oficinas diversas, tais como: Brinquedoteca; Iniciação à Pintura; Atividade Recreativa; Musicoterapia; Informática; Teatro; Capoeira; Argila; Hip Hop; Bordado; Pintura em Tela; Zumba; Yoga, Desafios Lógicos; Mosaico; Dança de Salão; Capacitação para o Trabalho; Tapete Amarradinho; Mandala; Scrap Decor; Caixas e Máscaras; Danças, ritmos e alongamento e inclusão social.

Desenvolve um trabalho diferenciado com dois grupos: o Síndrome Hip Hop, formado há mais de 10 anos; e o Musical: Dancing Days: Up and Down, os quais se apresentam em diversos locais, espaços públicos e cidades.

ASIN tem como objetivo geral proporcionar um atendimento integral, especializado e de qualidade às pessoas com síndrome de Down, no âmbito da Assistência Social, visando combater preconceitos no contexto familiar e social, a fim de praticar os preceitos de uma sociedade inclusiva e respeitar todos os direitos que lhes são conferidos como pessoa, levando-os ao exercício da cidadania.

FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM NA ASIN  

DIRETORA GERAL - 01

ADMINISTRATIVO -  04

TÉCNICOS – 03

PROFESSORES - 07

PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN ATENDIDAS NA ASIN - 110

PSICÓLOGA - GENECI APARECIDA DOS SANTOS

CRP – 06/47824-7

Questionário

  1. Existe tratamento específico para a Síndrome de Down?

Psicóloga Geneci - Em nosso trabalho Institucional seguimos o protocolo do Ministério da Saúde Cartilha em anexo.

A intervenção médica pode acontecer com a finalidade principal de prevenção dos problemas de saúde que podem aparecer com maior frequência na SD. Queremos destacar que a SD não é uma doença e sim uma alteração genética, que pode gerar problemas médicos associados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com