TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

3.0 Fundamentação teórica

3.1 Fatores que influencias na hora da escolha profissional

A escolha profissional não depende de uma única variável, ao contrário, é multifatorial. Vários fatores influenciam na maior ou menor “qualidade” da escolha e no tipo de vínculo que o sujeito vai desenvolver com o seu objeto de trabalho. Dentre eles podem-se citar: os políticos, os econômicos, os sociais, os educacionais, os familiares e os psicológicos (NEIVA, 2005).

 Para Neiva (2005) em relação aos fatores psicológicos, algumas variáveis podem influenciar a escolha profissional, tais como: os interesses, as habilidades, os traços de personalidade, os valores, as expectativas com relação ao futuro e a maturidade para a escolha profissional.

Os fatores que influenciam na escolha profissional são muitos, com peso e composição diferentes na história individual dos jovens.

Segundo Soares (2002) são seis os fatores determinantes na escolha são: Fatores políticos (referem-se especialmente à política governamental e seu posicionamento perante a educação), econômicos (referem-se ao mercado de trabalho, ao financeiro, às profissões “da moda, à falta de oportunidades de emprego e a todas as consequências do sistema capitalista no qual se vive), sociais (refere-se à divisão da sociedade em classes sociais, e, em consequência, à desigualdade no acesso às universidades, às diferenças de oportunidades e às realidades influenciando na escolha e à busca da ascensão social por meio da frequência a um curso superior, além do prestigio que algumas profissões possibilitam.), educacionais (dizem respeito ao sistema de ensino brasileiro, à falta de investimento do poder público na educação.), familiares (compreendem, entre outros, as expectativas familiares diante das escolhas profissionais dos filhos.) e psicológicos ( dizem respeito aos interesses, às habilidades e às competências pessoais).

Para Bock (2010) os fatores que influenciam são quatro: Características da profissão (quando se pensa em escolher algo, de imediato temos que considerar características dos diversos objetos apresentados como passiveis de ser escolhido. Os objetivos são ocupações. Tem que se considerar mercado de trabalho, importância social e remuneração das profissões e ainda tipo de trabalho e habilidades necessárias ao seu desempenho), o caminho para chegar à profissão (aparece a questão da trajetória que o indivíduo deve percorrer para adquirir uma profissão. Escolarização e vestibular e custos da formação), o grupo social (o grupo familiar e o grupo de amigos como os dois grupos de onde vêm as principais pressões e os principais elementos para que o indivíduo se referencie quando escolhe algo, inclusive sua profissão) e história pessoal (processo de identidade do indivíduo, onde todo seu mundo interno é mobilizado para a escolha profissional, inclusive fatores, que também entram nesse jogo, e com muita força. Questões que causam conflitos, satisfação pessoal, satisfação material o indivíduo escolhe ou não escolhe uma profissão.

Segundo DOS SANTOS (2011) os fatores que podem ser considerados influenciadores dessa escolha, pode ser citar o ambiente familiar, os amigos, a situação social, a empregabilidade, a experiência profissional (se tiver) e a questão de gênero.

A questão do gênero para DOS SANTOS (2011) ainda é um fator pertinente que, diferenças e desigualdades são ainda hoje encontradas entre homens e mulheres, e os preconceitos criados e “destruídos” no decorrer dos anos deixaram reflexos na população tanto masculina que procura exibir sua masculinidade e superioridade, quanto feminina que opta por realizar tarefas consideradas “femininas” e “subalternas”. Apesar de os cursos de graduação não apresentarem mais exigências quanto ao gênero de seus futuros acadêmicos, as mulheres ainda tendem a escolher profissões consideradas femininas e os homens a escolher profissões que atendem á comunidade masculina.

Inúmeras questões surgem no momento da escolha profissional de todo e qualquer indivíduo. São tantos “pontos de interrogação”, tanta incerteza e insegurança que cercam uma pessoa que está prestes a dar o primeiro passo para sua carreira, como escolher o curso de graduação, que se torna importante estudarmos as origens dessa escolha. Nessa parte da pesquisa, apresentamos os fatores socioambientais que determinam esse processo, com ênfase no fator gênero.

A escolha profissional é um momento da vida da pessoa em que ela passa a refletir sobre seus valores, metas e expectativas, para que assim possa optar pelo “melhor caminho”, ou seja, aquele que melhor se enquadra em seus valores, metas e expectativas. A reflexão torna-se importante para que a essa pessoa não venha a ser influenciada por fatores que venham a interferir de forma negativa no seu discernimento pessoal e no sucesso profissional futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com