TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  21/10/2016  •  Artigo  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

A vida de negócios regida pela marca da inconsciência

O artigo fala sobre Lucília uma menina alegre, esperta e boa aluna, com apenas dez anos já ajudava sua mãe Leonara que fazia doces pra ajudar na despesa de casa.

Lucília juntamente com a mãe realizava entregas de doces, como era época de pascoa tinha muita entrega pra fazer elas tiveram que cumprir rotas diferentes.

Um dos clientes mais assíduos de dona Leonora era o padre Custodio reconhecido pelos sermões moralista e pelo apetite que o levou a pesar 120 quilos, Lucília geralmente ia fazer as entregas com sua irmã e o padre via da janela que as irmãs aviam chegado ele demora alguns minutos e aparecia com a batina.

Era domingo de manha quando Lucília saiu de sua casa para entregar encomenda do padre, sozinha chegou e  tocou a companhia da casa paroquial e logo o padre atendeu a porta de pijamas, ao invés de pegar os doces ali na porta como de costume o padre pediu pra Lucília entrar e sentar-se

Lucília participava de um grupo onde o coordenador propôs um exercício, já haviam se passados três décadas do cartasse de Lucília e através do exercício foi resgatado o trauma ocorrido  com Lucília, isso era algo que havia acontecido na infância mas causava tristeza  ou despertava ressentimento.

Foi utilizada a técnica de associação livre e indução de sonho, a lembrança do padre não surgiu de imediato, era algo aparentemente superado que estava guardado no seu inconsciente, após reviver o sentimento de abandono e impotência para evidenciar o quando aquele episodio havia deixado marcas.

Foi preciso Lucília procurar pessoas envolvidas para conversar sobre o assunto e tirar a historia a limpo, porem o seu pai e o padre já haviam falecidos restava apenas sua mãe que morava sozinha na casa antiga da família.

Lucília resolveu procurar sua mãe, após cinco horas de viagem as duas se encontraram se sentaram em uma mesa de carvalho em que a família costumava se reunir, a filha foi direto ao assunto mal começo a falar e teve uma crise de choro, sua mãe não imaginava como o episodio do padre havia sido marcado para a filha.

O padre era considerado uma das pessoas mais importante da cidade, para evitar decepção do marido e o risco dele ficar desempregada dona Leonora nunca falou para o marido, e olhando nos olhos da filha ela confessou que havia mentido, Lucília se sentiu como o céu estivesse desabado em seu ombro, se seu pai nunca soubera nada como poderia ter tomada alguma providencia, após o ocorrido Lucília deixou de vê o padre com olhos de admiração e passou a trata-lo com certa frieza, Lucília chorou muito e saiu batendo a porta revoltada.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com