TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  2/12/2016  •  Dissertação  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de História.

Psicologia da Educação

Professora Valéria Fobrizi Pires

1° Semestre /Diurno

“ O conhecimento humano da teoria de Vygotsky “

   Relação dialética entre o homem e o meio mediação

 Zona do Desenvolvimento real e próxima/ potencial.

Tiago dos Santos Duarte RA 916207083

São Paulo

2016

O conhecimento humano da teoria de Vygotsky

Lev S. Vygotsky 1896-1934,Professor e Pesquisador foi contemporâneo de Piaget, faleceu de tuberculose com 37 anos.

Vygotsky defendia a teoria tendo como base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico colocando como principal a linguagem e a aprendizagem nesse processo de desenvolvimento assim entendo essa teoria como histórico-social.

Sua teoria descreve um processo de construção diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana ,ele coloca o cérebro humano como base biológica que define limites para o desenvolvimento humano.

Desse modo essas concepções fundamenta sua ideia que as funções psicológicas superiores( memória e linguagem), é construída ao longo da história social do ser humano, com sua relação com o mundo.

A mediação é uma ideia Central para a compreensão da Concepção sobre o desenvolvimento humano como processo social-histórico. A ideia de mediação enquanto sujeito do conhecimento é o homem não ter acesso direto aos objetos, ou seja o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade como no construtivismo é assim na mediação. A interação social e linguística são decisivas para o desenvolvimento humano segundo a teoria Vygotsky a dois níveis de desenvolvimento, são eles o nível real e próxima o nível potencial.

Nível de desenvolvimento real, adquirido ou formado que determina o que a criança é capaz de fazer por si próprio.[pic 2]

Nível de desenvolvimento Potencial, é determinado pelas habilidades que o ser humano já constrói porém encontra em processo, isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real ,gerou também a habilidade que se encontram níveis menos elaborada. Isso o desenvolvimento potencial é aquele que o indivíduo poderá construir. A diferença entre os dois nervos está determinado mediante os problemas com a colaboração de adultos ou companheiros capazes.

[pic 3]

Conclusão: Vygotsky defende que os níveis de desenvolvimento são iguais para todos destacando que o que se diferencia no desenvolvimento humano é o seu processo e inserção social todo ser humano constrói sua natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com