TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Trabalho Universitário: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais as consequências para o desenvolvimento do processo cognitivo (maneira pela qual o indivíduo reflete, relaciona fatores, abstrai e conclui) da utilização de técnicas e instrumentos de condicionamento pela organização, padronização de tarefas, normatização rígida, punições e recompensas pela obediência e seguimento de normas e padrões de trabalho e de comportamento?

A consequencia é retirar do indivíduo a capacidade de pensar, restando somente a execução, sendo o condicionamento garantido através de recompensas e punições, onde o processo geralmente é a manipulação dos elementos que são definidos e conduzidas pela própria organização, fazendo com que os objetivos passam a ser tomados pelos indivíduos como o seus próprios desejos reais.

2. Quais as consequências do condicionamento psicológico na criatividade e na responsabilidade do indivíduo enquanto membro da organização?

Como consequencia do o condicionamento psicológico, os colaboradores podem ter uma reação que tende acostumar e agir conforme a organização exige, caindo numa rotina, e por consequencia, perder sua capacidade de inovar e criar. Isto pode ser um problema para uma organização, pois é sabido que inovação e criatividade são fatores fundamentais para o desenvolvimento e crescimento organizacional.

3. Quais são as consequências do uso pela empresa do condicionamento para a melhoria da qualidade, para a produtividade da empresa, bem como para o compromisso consciente e responsável do indivíduo com a organização?

As consequencias da utilização dos princípios e estratégias do condicionamento nas organizações, é impedir o desenvolvimento da consciência critica e moral dos indivíduos.

4. Qual é a diferença entre o condicionamento externo estimulo – resposta do behavorismo e a atuação da organização no nível psicológico do indivíduo? (escola de Relações Humanas, Modelo de Administração Participativa, Mudança de Cultura e Organização, Modelo do Controle Total da Qualidade – TQC, CCQ e outros.)

O condicionamento externo trata de alcançar um objetivo com base na resposta que a pessoa fornece ao receber um estímulo. Na atuação da organização no nível psicológico da pessoa, trata de medidas que podem ser tomadas para medir e atender o grau de satisfação do colaborador, e sempre mantê-lo motivado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com