TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Monografias: Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 4

Quais as consequências para o desenvolvimento do processo cognitivo (maneira pela qual o indivíduo reflete, relaciona fatores, abstrai e conclui) da utilização de técnicas e instrumentos de condicionamento pela organização, padronização de tarefas, normatização rígida, punições e recompensas pela obidiência e seguimento de normas e padrões de trabalho e de comportamento?

O desenvolvimento do processo cognitivo agrega valor no indivíduo ou mesmo uma mudança nele, podendo esta ser estável ou duradoura do comportamento e/ou do conhecimento do ser, devido à experiência, treino ou ao estudo em função adaptativa na sua organização. Os diversos processos cognitivos consistem nas demais formas de condicionamento do indivíduo e na sua tendência em responder à estímulos, o que aumenta a sua capacidade de aprendizagem e adaptação à outras.

Portanto, é o processo cognitivo (aprendizagem) que nos permite adquirir os diversos modos de agir e de reagir e de alterar os comportamentos para adaptação dentro das organizações devido as novas circunstâncias que, inevitavelmente, enfrentaremos num mundo em constante mudança.

Quais as consequências do condicionamento psicológico na criatividade e na responsabilidade do indivíduo enquanto membro da organização?

R.: O condicionamento psicológico pode causar nos indivíduos de uma organização uma reação que tende a culminar na mecanização do colaborador, ou seja, com o tempo o colaborador estará tão acostumado a agir conforme a organização exige que perderá sua capacidade de inovação e criatividade. Isto pode ser um problema para uma organização, pois é sabido que inovação e criatividade são fatores importantes para o desenvolvimento de qualquer que seja o tipo de organização. Portanto ao adotar o condicionamento psicológico, a organização restringe a poucos a possibilidade de contribuir para o crescimento da mesma.

Quais são as consequências do uso, pela empresa, do condionamento para a melhoria da qualidade e da produtividade, bem como para o compromisso consciente e responsável do indivíduo para com a organização?

R.: Ao adotar o uso deste método para propiciar o condicionamento do comportamento humano nas organizações, incrementado com a punição, a organização nega a si mesma o desenvolvimento e a utilização das forças, dos recursos e do potencial humano de que dispõe, que viriam contribuir para a produtividade da própria organização e para o desenvolvimento socioeconômico num contexto social mais amplo. A utilização dos princípios e estratégias do condicionamento humano nas organizações impede o desenvolvimento da consciência critica, da consciência moral e bloqueia, consequentemente, a inserção dos indivíduos membros da organização como cidadãos responsáveis na própria organização e na sociedade.

4. Qual é a diferença entre o condicionamento externo estimulo – resposta do behavorismo e a atuação da organização no nível psicológico do indivíduo? (escola de Relações Humanas, Modelo de Administração Participativa, Mudança de Cultura e Organização, Modelo do Controle Total da Qualidade – TQC, CCQ e outros.)

Condicionamento externo, é a resposta do comportamento por meio de acontecimentos externos, ou seja, trazendo o exemplo para o dia-a-dia no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com