TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Exames: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 6

1) Elabore uma conceituação sobre ¨desenvolvimento humano¨;

2) Aponte os fatores que influenciam o desenvolvimento humano;

3) Identifique os aspectos do desenvolvimento humano;

4) Justifique a importância do conhecimento do desenvolvimento humano para a Educação.

Conceituação sobre ¨desenvolvimeno Humano¨ ?

É o estudo de como o ser humano se desenvolve em sua forma mental e orgânico que vai desde nascimento até a fase adulta, ea Sua função tem como a finalidade de corrigir desvios e estimular o progresso adequado do indivíduo desde o nascimento até a idade adulta.E tem como as carateristicas um estado 1- Elaboração de Síntese:

Com sua equipe,e com base nas atividades desenvolvidas nos passos anteriores:

de equilibrio dos aspectos superior quanto aos aspectos da Inteligêcia , vida afetiva e relações socias do Individuo.Essse estudo é dividido em varias etapas no desenvolvimento do ser Humano.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano ?

Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.

Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.

Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.

Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

Aspectos do desenvolvimento humano ?

Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica.

Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio.

Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto.

Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

A importância do Conhecimento do desenvolvimento humano para a Educação?

A importancia do conhecimento do desenvolvimento humano na educação é saber oque significa cada tipo aspectos em diferentes faixas e etarias e saber lidar com cada um desses aspectos, Ex: No Aspecto social, Aspecto afetivo emocional, Aspecto intelectual, Aspecto físico motor ,tem como principio conhecer as características de um Individuo desde nascimento ate fase adulta e saber como ele ira se comportar em diferentes faixas etárias ,Isso irá ajudar a planejar um bom estudo e de como e oque ensinar para esses Individuos, existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo,então existem formas próprias de como lidar com cada faixa etária no mundo em que vivemos. O desenvolvimento Humano com o meio ambiente é a força motriz do desenvolvimento do individuo,na primeira infância a qualidade elevada têm efeitos duradouros sobre a aprendizagem ea motivação de cada individuo,Aprender na infância vem muito antes da educação formal começar, essa educação e continua ao longo da vida. Um professor bem preparado sabendo dessa fases do desenvolvimento conseguira trabalhar melhor e ajudar seus alunos em uma melhor Educação.

2- Elaboração de Síntese:

Com sua equipe,e com base nas atividades desenvolvidas nos passos anteriores,elabore o quadro apresentado na sequência,apresentando uma sintese de cada item indicado.

QUADRADO SÍNTESE - BEHAVIORISMO

A-NOME DA CORRENTE/TEORIA

Teoria do Comportamento

B- AUTOR PRINCIPAL/FUNDADOR

John B. Watson/John B. Watson

C-FOCO PRINCIPAL

O Comportamento

D-CONCEPÇÃO DA CORRENTE/TEORIA,QUANTO A(OS),ELEMENTO(S) QUE MAIS INFLUENCIA(M) O DESENVOLVIMENTO HUMANO

John B. Watson Para ele a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva sem resultados, com isso ele preferiu ver o comportamento no que era mais observável ,vendo assim estimulos ambientais em um organismos e vendo alterações dos individuos na parte do sistema motor e glandular vendo as varições proporcionadas .

E-FONTE DE CONHECIMENTO PARA HOMEM

É um comportamento que sempre tem uma resposta a um estímulo(os) específico ou seja referem-se aquilo que o organismo faz e as variáveis ambientais que se interagem com o sujeito , isso no Behavirismo Classico por John B. Watson

F-VISÃO DO HOMEM

O comportamento e uma consequência de interação ou influência do individuo ao ambiente, e com essa tesse podemos chegar ao ponto de afirmar ,que e um ambiente controlado voce poderia saber dizer varias coisas de um individuo desde de recém nascido chegando até pode a determinar até o carácter desse individo.

G-INFLUÊNCIA/EFEITOS/APLICAÇÃO DA TEORIA NA EDUCAÇÃO

As Influências: são conhecidas pelo métodos de ensino programado e o controle e organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino. Por isso se torna muito ultilizada na educação

H-PAPEL DA EDUCAÇÃO/PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Na escola é direcionamento do comportamentos dos alunos segundo determinadas finalidades sociais e regras impostas pela sociedade.Os conteúdos programáticos serão estabelecidos e ordenados numa seqüência lógica e psicológica.O professor deverá ser considerado transmissor de conhecimento ao aluno e é ele quem administra as condições da transmissão do conteúdo,e uma boa transmissão siginifica um melhor aprendizado.O professor é considerado um planejador e um analista.O professor deverá decidir os passos de ensino e aplicar as metodologias.Isso em uma abordagem comportamentalista segundo Behavirismo.

I-PRINCIPAIS CRÍTICAS FORMULDAS À CORRENTE/TEORIA

O Behaviorismo ainda é vista na Psicologia mais não é tão dominate os seus críticos apontam inúmeras prováveis razões para tal fato.Uma das razões apontadas é o desenvolvimento das neurociências que modificou a forma e os paradigmas mais modernos da Psicologia ,O Behaviorismo leva a uma postura por vezes desinteressada em relação às novas descobertas das neurociências, com exceção do behaviorismo radical, Skinner enfatizou sempre a importância da neurociência como sendo um campo complementar essencial para o entendimento humano. Os behavioristas afirmam, porém, que as descobertas neurológicas apenas definem os fenômenos físicos e químicos que servem de base ao comportamento, Um aspecto que também é enfatizado por behavioristas radicais é de que embora as neurociências possam lançar luz alguns processos comportamentais ela não é prática,A modificação dos processos ambientais seria muito mais eficaz que do uma modificação direta no sistema nervoso da pessoa. Para John B. Watson a influência da tradição filosófica objetivista e mecanicista que tem entre seus expoentes o filósofo Descartes.

3- Elaboração de Síntese:

Com sua equipe,e com base nas atividades desenvolvidas nos passos anteriores,elabore o quadro apresentado na sequência,apresentando uma sintese de cada item indicado.

QUADRADO SÍNTESE - PSICOGÊNESE

A-NOME DA CORRENTE/TEORIA

Desenvolvimento Humano

B- AUTOR PRINCIPAL/FUNDADOR

Jean Piaget

C-FOCO PRINCIPAL

Desenvolvimento Humano

D-CONCEPÇÃO DA CORRENTE/TEORIA,QUANTO A(OS),ELEMENTO(S) QUE MAIS INFLUENCIA(M) O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Fatores que mais influenciaram neste desenvolvimento humano são hereditariedade crescimento orgãnico maturação neurofisiológica e meio que vivemos.

E-FONTE DE CONHECIMENTO PARA HOMEM

O conhecimento para homem pode ser adquirido de quatro fundamentos básicos : social, afetivo-emocional,físico-motor, eo intelectual.

F-VISÃO DO HOMEM

O Desenvolvimento humano pode ser divididos em etapas e definidos por períodos são eles :O Sensório motor (recém-nascido eo lactente- 0 a 2 anos),Periodo Pré Operatório a (1Ÿª Infância -2 a 7 anos),Periodo das Operações Concretas (a Infância propriamente dita-7 a 11 ou 12 anos),E o Ultimo o Periodo das Operações Formais (a adolescência - 11 ou 12 anos em diante).

G-INFLUÊNCIA/EFEITOS/APLICAÇÃO DA TEORIA NA EDUCAÇÃO

Na Teoria das psicogênese,as Influências emcaminham a um sistema unico e pessoal e vão se manifestar na construção de um projeto de vida e é através da educação que podemos direcionar psicogênese à prática,e transfomar um individuo adaptado a realidade para que ele possa ter uma melhor chance de se enquadrar no mundo de trabalho e seria uma otima preparação para o futuro desse Individuo.

H-PAPEL DA EDUCAÇÃO/PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Para Piaget o papel da educação se aplica em manter o equilibrio do que esta acontecendo na realidade eas ideias do Indivíduos,Para Piaget na medida em que existe uma causalidade perceptiva, ela própria é função das ações anteriores do sujeito,A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis,isso facilita e delimita,a varios periodos na vida com isso ajudaria muito,Piaget não propõe um método de ensino, mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos,com isso a varias propostas didáticas.Piaget permite compreender como as crinças e os adolescentes aprendem e determinada fases da vida com isso para o professor podemos desta maneira oferecer formas melhores para a Intepretação de condutas verbais ajudando o Individuo.A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. A interação social favorece a aprendizagem.O papel do educador como agente disseminador de conhecimento.

I-PRINCIPAIS CRÍTICAS FORMULDAS À CORRENTE/TEORIA

Importância excessiva aos processos individuais e internos de aquisição do aprendizado, Piaget tendia a considerar apenas uma interferência na construção do conhecimento,Piaget não se dedicou a estudar o pensamento infantil motivado por um interesse pela infância em si e também não elaborou sua psicologia genética movido pelo interesse por questões propriamente psicológicas.

...

Baixar como  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »