TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Artigos Científicos: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 5

1- Estima-se que a terra tenha surgido a aproximadamente há 4,5 bilhões de anos. Vários eventos ocorreram possibilitando a formação da atmosfera e o aparecimento das primeiras moléculas, como DNA, RNA e proteínas. Explique o processo que possibilitou o surgimento dos primeiros organismos aeróbicos?

Devido a grande atividade vulcânica gerando gases ao redor da terra pelas incidências de relâmpagos junto com raios solares começaram a ocorrer agrupamentos de atomos na atmosfera, porém não existia o oxigênio, então surgiram os primeiros organismos que eram heterotrofos e anaerobicos. Esses organismos se “alimentavam” de uma especie de caldo orgânico liberando Co2 (esse caldo era como se fosse uma grande “lagoa”). Quando esse caldo orgânico esgotou começaram a surgir os organismos autotrofos que eram especies primitivas de plantas e algas que realizavam sua nutrição por meio da fotossíntese. Foi a partir desse processo que o oxigênio começou a ser liberado na atmosfera possibilitando assim o surgimento dos organismos aerobicos.

2- São várias as evidências da evolução. Podemos citar as analogias e homologias - que são baseadas em aspectos morfológicos e funcionais - como uma das principais evidências. Diferencie estruturas análogas e homólogas, e cite um exemplo de cada.

Estruturas analogas desempenham a mesma função, mas possuem origens diferentes e estruturas homologas são estruturas corporais ou orgãos de origem semelhantes que desempenham funções diferentes. Como exemplo estrutura analoga: a asa de um inseto e a asa de um passaro desempenham a mesma função, porém com estruturas diferentes. Como exemplo de estruturas homologas: braço humano e nadadeira da baleia tem as estruturas corporais de origens semelhantes, porém desempenham funções diferentes.

3- No filme “A perigosa ideia de Darwin”, assistido em sala de aula, evidenciamos como Darwin formulou os conceitos da Teoria da Evolução. O título do filme apresenta relação com o enredo? Por quê?

Sim. Porque na epoca em que Darwin vivia a sociedade era teocentrica e suas teorias sobre a evolução confrontariam as teorias criacionistas.

4- O que representa a árvore da vida concebida por Darwin?

Representa a ideia de que todo ser vivo teve um ancestral comum.

5- Alunos de uma escola estão apresentando um trabalho sobre evolução. Em um dos cartazes, exposto em sala de aula, encontra-se uma figura de um macaco e de um homem seguido da frase: “O homem surgiu do macaco”. Baseado em seus conhecimentos, justifique se há veracidade ou não nesta afirmativa.

Não, pois o homem e o macaco tiveram um processo evolutivo diferente, porém por sua proximidade genética podemos supor que ambos tiveram um ancestral comum.

6- Explique a teoria de Lamarck e por que ela não é aceita? Na opinião do grupo, Lamarck merece algum crédito pela sua teoria? Por quê?

As teorias usadas por Lamarck seria em relação de que com o tempo os seres vivos se transformam para adaptar-se a uma condição de vida “ideal”, ou seja o uso de determinadas partes do organismo fazem com que elas se desenvolvam, e o desuso fazem com que elas se atrofiem, chamada assim de lei do uso e desuso, como por exemplo o filho de um fisioculturista herdaria os musculos do pai, pois ele acreditava que transformações adquiridas seriam passadas aos seus descendentes. E devido a acreditar que passase de geração para geração essa teoria não era aceita, pois na epoca existia uma outra teoria de que a evolução ocorria de maneira natural.

7- Levando em consideração a Teoria sintética da evolução, conhecida como Neodarwinismo, explique o processo de seleção natural citando os mecanismos que podem ou não favorecer uma melhor adaptação.

A seleção natural é definida como um conjunto de forças ambientais que atuam naspopulações, tanto no sentido positivo (sobrevivência diferencial e capacidadereprodutora diferencial), como no sentido negativo (mortalidade diferencial). Podeagir no sentido que favorece os possuidores de uma dada característica queproporcione uma melhor adaptação ao meio, quer eliminando os indivíduos cujascaracterísticas os coloquem em desvantagem nesse meio.• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com