TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Trabalho Escolar: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação em duplas

“Práticas gerontológicas de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida”

Respondam e justifiquem as questões de 1 a 6:

1. Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) (QUESTÕES 101 e 102 retiradas do Caderno de questões do concurso UFBA / UFRB – 2009 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – Nutricionista / Superior – 1);

A promoção da saúde consiste em proporcionar aos povos os meios necessários para melhorar sua saúde e exercer um maior controle sobre a mesma. 
Para alcançar um estado adequado de bem-estar físico, mental e social, um grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou adaptar-se ao meio ambiente.

A saúde, então, não vem como um objetivo, mas como a fonte de riqueza da vida cotidiana. Trata-se de um conceito positivo que acentua os recursos sociais e pessoais, assim como as aptidões físicas. Portanto, dado que o conceito de saúde como bem-estar transcende a ideia de formas de vida sadias, a promoção da saúde não concerne, exclusivamente, ao setor sanitário. (CARTA de Ottawa, 1986).

Com base no texto, pode-se afirmar:

(V) O conceito atual de promoção da saúde evoluiu de uma perspectiva de “nível de atenção” da medicina preventiva para um enfoque político e técnico em torno do processo saúde-doença-cuidado e de seus determinantes, aproximando-se do conceito de desenvolvimento humano sustentável.

( F) A concepção progressista de promoção da saúde consiste nas atividades dirigidas à transformação dos indivíduos, enfocados nos seus estilos de vida e localizados no seio das famílias, concentrando-se, assim, em componentes educativos e não nos determinantes desse processo.

2. Não se constitui “ação em promoção de saúde”;

(a) Promover a responsabilidade social com a saúde, através de políticas públicas saudáveis e comprometimento do setor privado.

(b) Aumentar os investimentos no desenvolvimento da saúde, através do enfoque multissetorial, com investimentos em saúde, e também em educação, habitação e outros setores sociais.

(X) Atuar para que apenas os diferentes níveis de governo responsabilizem-se pelos determinantes da saúde;

(d) Aumentar a capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos para influir nos fatores determinantes da saúde, o que exige educação prática, capacitação para a liderança e acesso a recursos.

Capacitar os indivíduos e a sua comunidade para a atuação na melhoria da qualidade de vida e saúde, bem como a participação no controle desse processo estão inclusos nas ações da promoção de saúde.

3. Dentre os sete princípios das iniciativas em Promoção de Saúde, quatro deles podem ser mais claramente reconhecidos na seguinte iniciativa: (valor 1pt)

Belo Horizonte, capital mineira, à semelhança de grandes centros urbanos, reconheceu no acúmulo do lixo um grave problema e desafio à gestão municipal. Produzindo grande volume de resíduos sólidos diariamente, teve que enfrentar amplamente a questão, desenvolvendo formas mais eficientes de coleta do lixo (incluindo a coleta seletiva), armazenamento e especialmente seu tratamento e destino final. O destaque fica por conta do convênio com os catadores e as melhores condições de trabalho viabilizadas aos garis. Assim, as metas de minimizar os impactos ambientais causados pela geração de resíduos sólidos e maximizar os benefícios sociais e econômicos com a otimização dos serviços parecem estar de fato sendo alcançadas.

(X) Concepção holística

( ) Intersetorialidade

( ) Empoderamento

(X) Participação Social

( ) Equidade

(X) Ações multi-estratégicas

(X) Sustentabilidade

4. No modelo transteórico, “Prevenção da Recaída” é um objetivo e um conceito chave quando se trabalha mudança de comportamento em saúde em jovens. Embora tenha sua aplicação também a idosos, qual dos conceitos abaixo tem sido propostos como mais adequado à promoção de uma mudança comportamental permanente em face às mudanças do envelhecimento?

(a) Pré-ponderação

(b) Manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com