TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Trabalho Universitário: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

2 DESENVOLVIMENTO

É objeto de várias teorias formuladas desde antiguidades, e cada grupo de cientistas, possuem variações entre elas. As emoções constituem um aspecto do ser humano de varias interpretações que se organizam em várias perspectivas. A emoção é uma mistura de ativação fisiológica (batimentos cardíacos acelerados, comportamentos expressivos e pensamentos (será um sequestro?) e sentimentos (uma sensação de medo e depois de alegria) conscientemente experimentados).

Entre os cientistas existem controvérsias como: quem vem veio primeiro “o ovo ou a galinha”?

Segundo o senso comum choramos porque ficamos tristes, falamos mal por estamos zangados, respondemos, por que ouve necessidade e pergunta, trememos porque temos medo.

Essa controvérsia está relacionada à interface entre sentimento e pensamento.

Definição

Emoção vem do latim emotio, a emoção é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo ser agradável ou penosa, que surge na sequência de certa comoção somática. No dicionário da Língua Portuguesa diz: a emoção desperta, em certa medida, um sentimento de agitação no individuo, dentro daquilo que participa ou determina circunstância.

Outras definições segundo estudiosos:

Definições De Emoção

Como pode ser entendida a emoção?

Pinto defende:

“A emoção é uma experiência subjetiva que envolve a pessoa toda, a mente e o corpo. É uma reação complexa desencadeada por um estímulo ou pensamento e envolve reações orgânicas e sensações pessoais. É uma resposta que envolve diferentes componentes, nomeadamente uma reação observável, uma excitação fisiológica, uma interpretação cognitiva e uma experiência subjetiva. (2001)”.

Por seu lado, Goleman disse:

“Quanto a mim, interpreto emoção como interferindo a um sentimento e aos raciocínios aí derivados, estados psicológicos e biológicos, e o leque de propensos para a ação. Há centenas de emoções, incluindo respectivas combinações, variações, mutações e tonalidades (1997)”.

Myers, diz que:

“A maioria dos psicólogos acredita que a nossa cognição constituem um ingrediente essencial da emoção. Um desses teóricos é Stanley Schachter, que propôs uma teoria dos dois fatores, em que as emoções possuem dois ingredientes: excitação física e um rótulo cognitivo. Schachter presumiu que nossa experiência da emoção cresce partir de nossa consciência da excitação do corpo. Como Cannon e Bard, Schachter também achava que as emoções são fisiologicamente similares. Assim, em sua opinião, uma experiência emocional exige uma interpretação consciente da excitação (1999,292)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com