TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Monografias: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

FERNANDA CAROLINE MESQUITA

CARLA MARIANE CAMPOPIANO BARCELOS

FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS FILHO

A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR. ALVES, Rubem.

Araraquara

2014

FERNANDA CAROLINE MESQUITA

CARLA MARIANE CAMPOPIANO BARCELOS

FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS FILHO

A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR. ALVES, Rubem.

Trabalho de analise e comparação entre a obra A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, do autor Rubem Alves e as abordagens teóricas, possibilitando a escolha de uma delas para comparação a ser apresentado a Professora Selma da disciplina Psicologia do Desenvolvimento Teoria da Aprendizagem da turma do segundo semestre, turno noturno do curso de Psicologia.

Universidade Paulista - UNIP

Profº Selma

Araraquara

2014

RESUMO

O trabalho propõe a analise do livro A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, do autor Rubem Alves, onde são mescladas as abordagens Tradicional, Comportamental, Humanista, Psicanalítica, Histórico-cultural, Construtivista, Inteligências Emocionais e Inteligências Múltiplas. O que nos faz buscar uma comparação, por meio da leitura, se as teorias psicológicas sobre a educação condizem com a realidade da abordagem proposta no livro, das quais nos ajudariam a analisar o estudo e estipular qual é a melhor forma de ensino para que haja uma aprendizagem e conhecimento do aluno.

O livro apresenta a escola da Ponte, uma escola localizada em Portugal, da realidade a modernidade, a escola dos sonhos de qualquer aluno, sem defeitos, alunos e professores unidos pela mesma causa: a aprendizagem, todos são iguais sem distinção.

Nessa escola todos se conhecem, e se tratam bem, não há turmas, nem alunas convencionais, todos se ajudam. Professores orientando alunos e alunos orientando aqueles que têm mais dificuldade de aprendizado, ou seja, os educadores da escola da Ponte são as próprias crianças, elas estão prontas a ajudar e a ensinar quem tiver com dificuldade, e não se tem medo de falar que não sabe, é um trabalho de união é uma equipe. Lá se compartilham espaços, dividem-se ambientes, somam-se ensinamentos, vive-se em conjunto.

SUMÁRIO

1. RESUMO 04

2. ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA 05

3. COMPARAÇAO 05

4. CONCLUSÃO 06

5. BIBLIOGRAFIA 07

RESUMO

ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001

O livro de Rubem Alves, relata a experiência de ter conhecido uma escola, sem defeitos, uma escola perfeita. A escola da Ponte localizada na Vila Nova de Famalicão, como dita no livro, onde todos se tratavam com muita educação na verdade a escola era fundada em educação, onde professores e alunos se tratavam como amigos, não tendo uma relação comum existente. A escola da Ponte não era uma escola tradicional, era uma escola que iam aprendendo regras da convivência democrática sem que elas constem um programa. O autor ficou fascinado com a escola, o que ele relata em seu livro é o doce olhar, e serenidade entre professores e alunos. O que acontecia na na escola, era pura cidadania da educação, como o próprio autor dizia. Quando Rubem retornou ao Brasil escreveu seis crônicas, em homenagem a Escola da Ponte, onde foi publicada em um dos jornais chamado (Correio Popular, de Campinas).

No livro também está presente a crônica de Fernando Alves, " Pássaro no Ombro ", como tambem as crônicas de Rubem, relatando como foi o tempo que passou por lá, e com muito elogios a escola. A escola dos sonhos existe a 25 anos em Portugal.

ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

A concepção construtivista é um referencial explicativo que parte das considerações sociais e socializadora da educação escolar (SOLÉ, 2006).

Esta abordagem de ensino prioriza o desenvolvimento da inteligência com as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social (contempla como verdadeira aprendizagem o exercício operacional da inteligência), ou seja, a aprendizagem ocorre quando o aluno elabora seu conhecimento (MIZUKAMI, 1986).

Constitui uma ideia de que nada, esta pronto, acabado, e de que especificamente, o conhecimento não é dado em nenhum momento, como algo terminado. Ele se desenvolve pela a interação do individuo com o meio físico e social. E se constitui pelas suas ações e não por qualquer dotação previa, na bagagem hereditária ou no meio. E assim afirma que antes de qualquer ação doindividuo não existe psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento e conhecimento.

Segundo Piaget, o mundo do conhecimento: sua formação e seu desenvolvimento. Construtivismo não é uma pratica ou um método, não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem, não é um projeto escolar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com