TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Ensaios: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  177 Visualizações

Projeção  Quando nos sentimos maus ou quando um evento doloroso é de nossa responsabilidade, tendemos a projetá-lo no mundo externo, que ao nosso ver assumirá as características daquilo que não podemos ver em nós.

5 – Racionalização Abstraímo-nos das vivências afetivas e, em cima de premissas lógicas, tentamos justificar nossas atitudes. Com isto tentamos mostar que somos merecedores do reconhecimento dos outros. Selecionamos, portanto, da realidade, algumas informações fragmentadas que justificam nossa conduta, e todo nosso pensamento é elaborado em cima delas.

- Formação reativa Caracteriza-se por uma atitude ou um hábito psicológico com sentido oposto ao desejo recalcado.

7- Identificação  Diante de sentimentos de inadequação, o sujeito internaliza características de alguém valorizado, passando a sentir-se como ele. A identificação é um processo necessário no início da vida, quando a criança está assimilando o mundo. Mas permanecer em identificações impede a aquisição de identidade própria.

8 – Regressão É voltar a níveis anteriores de desenvolvimento, que em geral se caracterizam por respostas menos maduras, diante de uma frustração evolutiva.

9 – DeslocamentoAtravés dele, descarregamos sentimentos acumulados, em geral sentimentos agressivos, em pessoas ou objetos menos perigosos.

10 – SublimaçãoÉ considerado o mecanismo de defesa mais evoluído e é característico do indivíduo “normal”. Os desejos afetivos, que consideramos sexuais em um sentido mais amplo, quando não poder ser literalmente realizados, são canalizados pelo ego para serem satisfeitos em atividades simbolicamente similares e socialmente produtivas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com