TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Monografias: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

1) A palavra “perícia” vem do latim perior que quer dizer experimentar, saber por experiência. Consiste num aporte especializado que pressupõe um conhecimento técnico/científico específico que contribua no sentido de esclarecer algum ponto considerado imprescindível para o procedimento processual.

2) Ambos são peritos, entretanto o vocábulo PERITO tem dois sentidos semânticos, e cada um - perito e assistente técnico - é perito em um dos dois sentidos. O Perito Oficial é perito no sentido de ter a atribuição legal de assessorar a autoridade em matéria técnica; é o sentido médico-legal do termo. Já no sentido de expertise, conhecimento aprofundado de determinado domínio, o assistente técnico também é perito, muitas vezes até mais qualificado que o perito oficial em relação à dimensão técnica em questão.

3) A perícia psicológica consiste em um exame que se caracteriza pela investigação e análise dos fatos e pessoas, estabelecendo uma correlação de causa e efeito, e é subdividida em: psicologia criminal, vítima, penitenciária, a serviço do direito civil.

4) A diferença é que a perícia psicológica contribui para esclarecer algum ponto considerado imprescritível para o procedimento processual, já o psicodiagnóstico objetiva colocar à disposição da psicologia aplicada uma série de instrumentos capazes de registrar as características, integrar dados, servindo de auxilio na tomada de decisões e na avaliação desta.

5) Quais os documentos provenientes de uma perícia psicológica? Levante aspectos importantes de cada um deles.

Laudos médicos, relatórios, pareceres, atestado médico e declarações.··.

6) O psicólogo, na elaboração de seus documentos, deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem escrita e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com