TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Trabalho Escolar: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  8.907 Palavras (36 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 36

Tendo como referência os textos sobre Diversidade, trabalhados pela disciplina, reflita e analise cada uma das afirmações abaixo e identifique aquela que não está de acordo com as posições apresentadas pelos textos. Justifique suas respostas e, depois, compare com as justificativas apresentadas pela disciplina.

A) A diversidade pode ser considerada uma característica própria da Psicologia, como área de conhecimento e profissão, na medida em que o espaço ocupado por ela, contemporaneamente, comporta a existência de várias formas diferentes de conceituar e investigar os fenômenos psicológicos.

B) Aceitando a diversidade como característica da Psicologia, não há por quê considerar a existência de formas diferentes de pensar como algo negativo, indicativo de caos e desordem na área de conhecimento. Segundo os autores, a diversidade pode ser compreendida quando se analisa sua origem.

C) A diversidade, na realidade, é uma característica da Psicologia, apenas aparente. Uma observação superficial das várias formas de pensar poderia não perceber que, por trás das aparências, as várias correntes de pensamento pretendem conhecer o mesmo objeto de estudo, apenas usando diferentes métodos para conhecê-los.

D) Quando se analisa a origem da diversidade das várias formas de pensamento da Psicologia pode-se perceber que elas não se originam do acaso, mas são situadas, isto é, são construídas em estreita relação com determinados momentos e acontecimentos históricos, em determinados lugares, em que se pensava diferentemente sobre diversos assuntos.

E) A diversidade da Psicologia se manifesta na prática com a co-existência dentro do espaço psicológico de diferentes especificações acerca daquilo que deve ser estudado (os objetos de estudo) e de diferentes crenças sobre como estudar esses objetos (isto é, de métodos de estudo).

A diversidade da Psicologia fica evidente quando se observa que, como área de conhecimento, ela contém a especificação de diferentes objetos de estudo, bem como diferentes métodos de estudo desses objetos.

Reflita sobre as afirmações a seguir:

I. A Psicologia deve se dedicar à produção de conhecimento sobre os fenômenos cognitivos humanos (raciocínio, inteligência, pensamento, etc.)

II. A forma apropriada de se obter conhecimento sobre os fenômenos psicológicos envolve a utilização da observação e da experimentação.

III. A tarefa da Psicologia é conhecer os comportamentos e ações humanas e seus fatores determinantes.

IV. O conhecimento produzido pela Psicologia deve estar submetido ao critério da razão e da crítica daqueles que a estudam.

V. A Psicologia estará cumprindo seu papel na medida em que acumular conhecimento sobre as emoções e a afetividade humana.

Escolha a alternativa INCORRETA relacionada às afirmações acima:

A) A afirmação I faz referência ao objeto de estudo da Psicologia.

B) A afirmação II faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.

C) A afirmação III faz referência ao objeto de estudo da Psicologia.

D) A afirmação IV faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.

E) A afirmação V faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.

Os autores dos textos sobre a Diversidade da Psicologia referem-se ao dogmatismo e ao ecletismo, como sendo atitudes adotadas por alguns psicólogos, quando se deparam com as diferentes concepções e teorias que caracterizam a Psicologia contemporânea. Escolha abaixo a afirmação correta, segundo os textos lidos:

a) o ecletismo é uma atitude apropriada do psicólogo, uma vez que, adotando uma única abordagem entre as várias existentes, ele se especializa e aprofunda nela, podendo, desta forma, ser um psicólogo mais competente.

b) o dogmatismo, assim, como o ecletismo, caracterizam-se como sendo atitudes que permitem que a Psicologia e o psicólogo se desenvolvam de forma mais apropriada.

c) o critério mais importante para se identificar um psicólogo dogmático é observar quantas abordagens ele segue.

d) os autores não consideram o ecletismo uma atitude aceitável, uma vez que o psicólogo considerado eclético trata várias abordagens diferentes como se fossem iguais, ficando impedido, assim, de desenvolver-se, já que não enfrenta as diferenças inerentes a elas.

e)o psicólogo dogmático é aquele que segue apenas uma abordagem da Psicologia, enquanto que o eclético é mais aberto porque segue praticamente todas ou muitas abordagens ao mesmo tempo.

Com base no texto sobre a Diversidade da Psicologia (Bettoi, Costa e Gabriades, 1999), assinale a alternativa correta:

A) Vários psicólogos justificam a diversidade da psicologia a partir de fenômenos espirituais. É essa diversidade de crenças que justifica os vários tipos de comportamento.

B) A diversidade de pensamento na psicologia é nociva porque faz dela um campo desestruturado, portanto não podendo ser considerado uma ciência.

C) Vários são os fenômenos estudados pela psicologia. Dentre eles estão: a mente, o inconsciente, o comportamento, as relações humanas, a fisiologia, o ambiente em que ele vive. Isso é que faz dela uma ciência diversificada.

D) A psicologia não é uma ciência onde se encontra uma diversidade significativa. Em última análise, ela tem como objeto de estudo apenas o Homem.

E) A diversidade mencionada pelo texto diz respeito à diversidade de seres humanos que são estudados pela Psicologia.

Asinale a alternativa correta:

Considerando a diversidade da Psicologia, de acordo com os textos lidos, pode-se afirmar que:

A) a Psicologia se constrói como um sistema de conhecimento que se volta para o estudo de um objeto específico e definido.

B) a origem do pensamento psicológico provém de matrizes que permitem definir quais abordagens psicológicas são conciliáveis em seus pressupostos.

C) é importante conciliar as propostas das várias teorias psicológicas, levando em conta que todas tratam dos fenômenos convergindo para o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com