TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

1.1 OBJETIVO GERAL 3

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 3

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

2.1 HISTÓRIA DA SÍNDROME DE TOURETTE 4

2.2 SÍNDROME DE TOURETTE, O QUE É? 4

2.2.1 TIPOS DE TIQUES 5

2.2.2 ETIOLOGIA, ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS E PATOLOGIAS ASSOCIADAS 5

2.2.3 OUTRAS CARACTERÍSTICAS E TRANSTORNOS ASSOCIADOS 7

3 TRATAMENTO 7

4 TRATAMENTOS ALTERNATIVOS 8

5 NOTA CONCLUSIVA 8

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

Movimentos como piscar, chutar, fazer caretas, tossir, entre outros, são comportamentos comuns dependendo do contexto e fase de desenvolvimento da vida do sujeito. Todavia quando eles ocorrem sem a presença de nenhum estímulo aparente e de maneira repetitiva isso pode ser sinal de patologia.

1.1 OBJETIVO GERAL

Essa revisão bibliográfica tem como objetivo explanar a síndrome de Tourette, suas principais características, sintomas e tratamento.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Ao conceituar a doença denominada síndrome de Tourette pretende-se enfatizar qual a natureza da doença (genética, ambiental, multifatorial) e seu possível tratamento e/ou cura.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Este capítulo pretende fornecer embasamento teórico que contribua para atingir os objetivos propostos. Ele está dividido em quatro subcapítulos que apresentam a história, definição, sintomas, diagnóstico, tratamento e distúrbios associados.

2.1 HISTÓRIA DA SÍNDROME DE TOURETTE

Segundo Jeffries (2014), a história da síndrome de Tourette data do início do século XIX. Seu nome vem de Gilles de la Tourette, médico francês. Na verdade, outro médico francês, Jean Marc Gaspard Itard, registrou o primeiro caso da síndrome em 1825. Ele descreveu os sintomas da marquesa de Dampierre, uma nobre de 80 anos, que sofria de movimentos e vocalizações repetitivas desde os sete anos. Em 1885, Gilles de la Tourette publicou "Estudo de uma enfermidade nervosa", no qual relatou o caso de nove pacientes de um hospital francês que se afligiam com movimentos involuntários. Assim, a "doença do tique" se tornou conhecida como a síndrome de Gilles de la Tourette.

2.2 SÍNDROME DE TOURETTE, O QUE É?

Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância.Na maioria das vezes, os tiques são de tipos diferentes e variam no decorrer de uma semana ou de um mês para outro. Em geral, eles ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos (TOC) e ao distúrbio de atenção e hiperatividade (TDAH). É possível que existam fatores hereditários comuns a essas três condições. A causa do transtorno ainda é desconhecida. (VARELLA, 2014).

Portadores de tiques costumam apresentar mais de um tipo de manifestação. Quando elas são múltiplas e envolvem tantos tiques motores como vocais, não necessariamente ao mesmo tempo caracterizam a doença (HOUNIE, 2014).

Geralmente pacientes com ST apresentam, inicialmente, tiques simples, evoluindo para os mais complexos; entretanto, o quadro clínico pode variar de paciente para paciente (Leckman et al., 2001; Mercadante et al., 2004)

2.2.1 TIPOS DE TIQUES

Os tiques motores classificam-se de acordo com o grupamento muscular envolvido. Os tiques motores simples caracterizam-se por movimentos abruptos, repetidos e sem propósito, envolvendo contrações de grupos musculares funcionalmente relacionados (por exemplo, piscar os olhos e movimentos de torção de nariz e boca). Os tiques motores complexos são mais lentos, envolvem grupos musculares não relacionados funcionalmente e parecem propositais (The Tourette Syndrome Classification Study Group, 1993; Hounie e Petribú, 1999). Os tiques motores complexos incluem imitação de gestos realizados por outrem, sejam eles comuns (ecocinese) ou obscenos (ecopraxia) e a realização de gestos obscenos (copropraxia) (Braunwald et al., 2002). São freqüentemente observados compulsões e gestos balizados, simétricos ou mesmo movimentos violentos com arremesso de objetos.

Os tiques vocais simples incluem, comumente, coçar a garganta e fungar, enquanto que os tiques vocais complexos compreendem o uso involuntário ou inapropriado de palavras chulas ou obscenas (coprolalia), repetição de palavras ou frases (palilalia) e repetição involuntária das frases de outrem (ecolalia) (Arzimanoglou, 1998; Hounie e Petribú, 1999). Observa-se, também, o uso repetido de palavras aleatórias, caracterizadas por sonoridade complexa ou exótica, arbitrariamente colocadas entre ou no meio das frases. É importante ressaltar que a simples presença do tique não caracteriza a ST, uma vez que, estudos comprovaram que, 10% das crianças, presentes na população em geral, apresentam tiques em algum momento. Todas as formas de tiques podem ser exacerbadas por estresse, sendo normalmente reduzidas durante o sono e em algumas atividades que exijam concentração (Arzimanoglou, 1998; Mercadante et al., 2004). Estudos sobre tiques mostram que estes têm início em torno dos 5 aos 10 anos de idade (Arzimanoglou, 1998) e tornam-se mais pronunciados na faixa etária de 10 e 13 anos (Leckman et al., 1998). Entretanto, cerca de 90% dos pacientes com ST apresentarão remissão e mais de 40% estarão livres dos tiques até o fim da adolescência (Arzimanoglou, 1998; Leckman et al., 1998; Burd et al., 2001).

2.2.2 ETIOLOGIA, ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS E PATOLOGIAS ASSOCIADAS

Durante a última década, tem sido possível observar significativo progresso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com