TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Ensaios: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  4.033 Visualizações

Página 1 de 8

Capitulo 3

1.Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

O termo behaviorismo foi fundado pelo americano John B. Watson e para denominar essa tendência teórica, alem de Behaviorismo é usado, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento, Analise do Comportamento.

2. Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?

O objeto da Psicologia para os behavioristas é o Comportamento, era caracterizado como um objeto observável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?

Como função de certas variáveis do meio, ou seja, certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre por que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos.

4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?

Skinner, em sucessão de Watson

5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos

É o “não voluntário”, aqueles que as respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Exemplo: contração das pupilas com incidência da luz forte sobre os olhos, a salivação, o arrepio da pele com o ar frio, as lágrimas quando se trabalha a cebola.

6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.

Eliciar o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Exemplo: uma pessoa mergulha a mão várias vezes numa vasilha com água gelada tendo intervalos de 3 a 4 minutos e antes de imergir soam uma campainha. Mais ou menos pelo vigésimo som da campainha ocorrerá a mudança de temperatura sem a necessidade de imergir a mão na água gelada.

7. O que é comportamento operante? Dê exemplos.

O comportamento operante (também conhecido por comportamento voluntário), abrange 1 quantidade imensa de atividades humanas - desde o espernear e o balbuciar do bebê de colo, até as mais complicadas habilidades e poder de raciocínio do adulto.

O comportamento operante incluí todas as ações de um organismo, no qual em algum momento, essa ação tem um efeito sobre o mundo ao redor.

O comportamento operante opera sobre o mundo. Ex: Quando se pega o lápis, quando se faz sinal para o ônibus parar, quando nele se sobe, quando se fala ao subordinado etc... todos estes são exemplos de comportamentos operantes.

8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo.

O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas

usar como exemplo um experimento de moldagem em que se condiciona um rato

9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso.

Reforço positivo é o que recompensa um dado comportamento de modo a aumentá-lo. Por exemplo, num experimento na Caixa de Skinner, com um rato privado de alimento, é liberada uma pelota de comida quando o rato pressiona a barra, nesse caso a comida é o reforço positivo, pois estimula a resposta de pressão à barra. O comportamento é emitido visando à APRESENTAÇÃO do reforço (no caso o alimento). Este é o caso de reforçamento positivo, em que a comida é o reforço positivo.

Já o reforço negativo é aquele que aumenta a probabilidade de emissão de um comportamento quando ocorre sua Supressão, por exemplo, um rato recebe choques elétricos em um experimento de laboratório e quando pressiona a barra os choques cessam, nesse caso os choques servem de reforçadores negativos, pois aumento o comportamento de pressão à barra com finalidade de suprimi-los.

Outro exemplo de reforço negativo ocorre no caso em que o vizinho do andar de cima coloca música muito alta. O vizinho de baixo pega uma vassoura e bate com o cabo no teto, para reclamar, e aquele diminui o som, caso em que a música alta é o reforçador negativo para o comportamento de bater no teto: AUMENTA um comportamento que visa à SUPRESSÃO do reforço negativo.

Vale lembrar que tanto o reforço positivo como o negativo aumentam um comportamento. A diferença entre eles é que o positivo serve para aumentar um comportamento que tem por finalidade a apresentação do reforço, enquanto o negativo, um comportamento para suprimi-lo.

REFORÇO: ‘recompensa’, estímulo com capacidade de reforçar, que aumenta a probabilidade de que o organismo responda outra vez da mesma forma.

- Um organismo sedento pode ser reforçado com água.

- Um treinador reforça um animal dando-lhe comida quando desempenha corretamente sua ordem.

10. Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.

A esquiva é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência u reduz a magnitude do segundo estimulo.

Outro processo semelhante é o de fuga. Neste caso, o comportamento reforçado é aquele, que termina com um estimulo aversivo já em andamento.

11. O que é extinção e punição? Dê um exemplo para cada caso.

A extinção é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida. O tempo necessário para que a resposta deixe de ser emitida dependerá da história e do valor do reforço envolvido. Assim, quando uma menina, que estávamos paquerando, deixa de nos olhar e passa a nos ignorar, nossas “investidas” tenderão a desaparecer.

Por causa de resultados como estes, os behavioristas têm debatido a validade do procedimento da punição como forma de reduzir a frequência de certas respostas. As práticas punitivas correntes na Educação foram questionadas pelo Behaviorismo obrigava-se o aluno a ajoelhar-se no milho, a fazer inúmeras cópias de um mesmo texto, a receber “reguadas”, a ficar isolado etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com