TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

MANUSCRITO

Um manuscrito se trata de um trabalho científico escrito e enviado para apreciação pelo periódico ou editora, somente quando é efetivamente publicado torna-se um ‘artigo’ (SABADINI; SAMPAIO; KOLLER, 2009). Em geral, um manuscrito deve apresentar, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2003) todos os elementos de um artigo científico, tais como:

1) Pré textuais, antecedem o texto com informações que ajudam em sua identificação (titulo e subtítulo (se houver), nome(s) do(s) autor(es), resumo na língua do texto e palavras-chave na língua do texto).

  • O Título do trabalho deve ser escrito na Capa centralizado, em caixa alta (todas as letras em maiúsculo) e em negrito. De forma geral os títulos devem ser diferenciados para facilitar a visualização das diferentes seções e isso fica a critério do autor. Sugere-se, então, que os títulos das seções primárias (por exemplo, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, etc.) sejam escritos em uma nova página, em caixa alta, centralizados e em negrito. Os títulos de seções secundárias (subtítulos) permanecem na mesma página, alinhados à esquerda e em negrito. Estes devem ser numerados com algarismos arábicos e deve-se pular uma linha entre o título e o texto e entre o texto e o título.
  • O Resumo deverá apresentar, em um único parágrafo, uma síntese do trabalho realizado, contendo de 150 a 500 palavras para a ABNT (2011). Abaixo do resumo devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave do trabalho, separadas por ponto (ABNT, 2011). Em relação ao espaçamento entre as linhas, ele deverá ser de 1,5 (ABNT, 2011) e a primeira não deverá ser recuada, como normalmente ocorre nos parágrafos normais. Para a elaboração do Resumo, sugere-se que seja realizado quando todo o trabalho estiver terminado e procure redigir pelo menos uma frase para cada parte componente do mesmo, de modo a apresentar ao leitor uma ideia geral a respeito do trabalho desenvolvido. Lembre-se que o resumo pode informar o leitor se ele deve ou não continuar a leitura de seu trabalho, portanto é importante que o resumo esteja bem escrito, seja claro e contenha todas as informações relevantes sobre o trabalho.

2) Textuais, parte do trabalho onde e exposta a matéria (introdução, desenvolvimento e conclusão).

  • Introdução

Deve apresentar o tipo de trabalho que foi realizado, as justificativas, os objetivos, bem como o tema proposto e as seções ou capítulos do trabalho. As justificativas são os motivos que levaram ao desenvolvimento da pesquisa a respeito do tema específico ou do objetivo geral.

  • Desenvolvimento

Deve apresentar a revisão de literatura, ou seja o estado da arte do tema estudado, apresentando um conjunto de ideias, conceitos, resultados e conclusões de diferentes autores sobre o tema, apontando para as principais conclusões já encontradas e as questões ainda em aberto. É a base de informações que irá dar significado aos resultados e servir de base para uma boa discussão. O texto acadêmico é formal e precisa ser simples e direto. Por isso, duas regras são importantes aqui: a) menos é mais – escreva o essencial, não é necessário se estender. Contudo, para isso, precisa ter uma boa leitura prévia e um grande trabalho de síntese; a) mantenha simples – um texto acadêmico limpo e didático atrai o leitor e mantém sua atenção. Então é interessante manter títulos e subtítulos para facilitar que o leitor acompanhe seu raciocínio. Atente para o encadeamento dos parágrafos numa sequência lógica. Um bom recurso para isso é o uso de organizadores avançados ou mapas mentais. Isto é, apresente primeiro a estrutura completa da sua revisão teórica. Isso dará ao leitor um panorama do que será visto a diante. Durante sua leitura, com a organização cognitiva fornecida por este mapa, a leitura será muito mais fácil. Sintetize aqui todos os textos lidos e resumidos.

Use citações diretas e indiretas. Sempre que utilizar citações diretas escreva a(s) página(s) consultada e destaque cuidadosamente o texto copiado. Normalmente, num trabalho de pesquisa deve haver poucas citações diretas, ou seja, procure parafrasear e escrever com suas próprias palavras. Quando a frase é de um documento, ou é uma referência clássica, ou dificilmente poderia ser reescrito sem se perder sua ideia principal, utilize a citação direta. Nas citações indiretas, por sua vez, escreva, com suas palavras, uma síntese das contribuições do(s) autor(es) e cite a fonte consultada, evitando-se o plágio. Uma citação indireta não é apenas uma paráfrase do que o autor escreveu, não é simplesmente escrever a mesma coisa de modo diferente. É um trabalho de compilação e resumo de suas contribuições.

Mantenha sempre à mão as regras da ABNT, para cada citação e referência, consulte para verificar se está correto. Veja algumas regras básicas, propostas pela ABNT – NBR 10520 para fazer as citações:

  1. Quando o(s) autor(es) citado(s) estiver no corpo do texto a grafia deve ser em minúsculo, e quando estiver entre parênteses deve ser em maiúsculo.
  1. A citação de até 03 linhas acompanha o corpo do texto e se destaca com dupla aspas. Exemplos: Barbour (1971, v.21, p. 35) descreve "o estudo da morfologia dos terrenos" "Não se mova, faça de conta que está morta" (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).
  2. Para as citações com mais 03 linhas, deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, diminuindo a fonte e sem as aspas. Exemplo:

Devemos ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas máximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta pode ser orientada para uma "ética das últimas finalidades", ou para uma "ética da responsabilidade". Isso não é dizer que uma ética das últimas finalidades seja idêntica à irresponsabilidade, ou que a ética de responsabilidade seja idêntica ao oportunismo sem princípios (WEBER, 1982, p.144).

  1. Para citações do mesmo autor com publicações em datas diferentes, e na mesma sequência, deve-se separar as datas por vírgula. Exemplo: (CRUZ, 1998, 1999, 2000).

  • Na Conclusão devem ser apresentadas as análises da literatura exposta, assim como os comentários pessoais a respeito da investigação e, por fim, a indicação de futuros estudos/trabalhos necessários para a ampliação da temática abordada.

3) Pós textuais, complementam o trabalho, como as referências.

  • Referências

Se refere a uma listagem das obras indicadas efetivamente no corpo do relatório. Material consultado, sem alusão explícita no texto não é referenciado. As referências deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isto é, serão arroladas ao final do texto com o título Referências, em negrito. As referências dos textos devem ser escritas em ordem alfabética, em espaço simples, alinhadas à esquerda e pulando uma linha entre uma e outra. Os títulos são em negrito. Quando houver mais dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula. No caso de haver mais de três autores, colocar o primeiro autor seguido por et al.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com