TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Reese(1975) o processo geral para o comdicionamento operante se baseia em três estágios, 1º medir o operante, 2º apresentar um reforço potencial, 3º reter o reforço para extinção da resposta condicionada. Ainda segundo Resse (1975) o condicionamento ocorre quando o compotamento que desejamos condicionar acorre de forma moderada.

A modelagem consiste em reforçar as aproximações sucessivas do comportamento desejado, a primeira resposta reforçada será qualquer uma que leve o sujeito até o fundo da caixa. Durante a modelagem, o reforço não só apenas fortalece uma resposta desejada como também aumenta a probabilidade de ocorrência de aproximações mais proximas. (Reese, 1975, pag 37-38)

     Sendo assim para que haja uma modelagem de uma forma hábil e necessário qua haja a seleção de respostas adequadas para que sejam reforçadas, e mensurar quanto tempo deve durar o reforço de cada aproximação, que deverá ser liberado de forma imediata após a acorrencia da resposta.

    Thorndike em 1898 definiu que o comportamento se estabelece em função de certas consequencias, e batizou essa teoria como Lei do Efeito. Segundo Skinner 1939 a frequencia da resposta resulta do reforço, que vai ser relativo ao grau de privação no momento em que a resposta for observada.

    Aqui o objetivo foi o  treino ao bebedouro pelo sujeito, que representou uma etapa intermediaria á pressão á barra, consistiu em fazer com que o sujeito se aproximasse do bebedouro após ouvir seu ruido de funcionamento ,   no primeiro momento o sujeito ficou durante um bom momento só reconhecendo o ambiente até encontrar o bebedouro, o qual ele voltou por três vezes, mais não por contigencia do ruido que ele emitiu, e sim por saber qual era sua localidade

Metódo

Sujeito: Foi utilizado um (1) sujeito da raça Wistar com 74 dias de vida com peso de 200 gramas do gênero masculino e que esteve privado de água por 24 hora

 Materiais e instrumento: A seção experimental foi realizada em uma sala contendo mesas e cadeiras que estavam  separadas por tápumes, em cada tápume continha uma caixa de Skinner,  um compartimento com água. Foram necessarios materias para higienização da mesma, como lenço e papel, além dos materiais para anotação , como caneta e papel, e foi usado tambem o sujeito.

      Procedimentos: A seção oconteceu  no dia 03 de abril de 2014 ás seis horas e dez minutos na LAPEC. No  primeiro momento antes que a seção fosse  iniciada ,foi higienizada a caixa de Skinner com álcool e lenço,  posteriomente foram verificados todos o seus comandos, se estava no comando manual ou automático, se o bebedouro estava liberando a gota de água, se o cronometro estava  funcionando de forma correta. Depois de respeitado esse procedimento o sujeito foi colocado na caixa de Skinner pelo monitor para que fosse  iniciada a seção, a qual aconteceu da seguinte maneira:

       Foi  acionado o bebedouro deixando uma gota de água disponivel, foi esperado em media 10 segundos para que o sujeito há encontrasse, como isso não aconteceu o bebedouro tornou  a ser acionado várias vezes até que o sujeito bebesse a água, mesmo assim ele não bebeu,devido a isso o bebedouro passou  a ser  acionado a cada três segundos, mesmo com isso ele se mostrou indiferente, permanecendo no fundo da caixa até o fim da seção. A seção durou em media 20 minutos, sendo 15 minutos da seção e os demais 5 minutos os procedimentos gerais de limpeza e conferencia dos comando da caixa de Skinner.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com