TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

CPA – SJCAMPOS

Relatório de Sessão: Psicodiagnóstico – 7º semestre

1. Identificação

Sessão: 1 e 2 – Triagem – relatório final

Data: 29/04/2015 e 06/05/2015 Prontuário: 6313

Estagiário: Renata Pereira Bonifazi

Criança: M.L.

Responsáveis: S.

1. Descrição da Demanda

A criança M.L. que tem 8 anos de idade, mora com a sua mãe, avó e avô maternos e seu irmão mais velho que as vezes dorme com eles. Tem apresentado dificuldades de evolução cognitiva e desenvolvimento de aprendizagem, não sabendo ler, nem escrever. Segundo relatado por S., sua relação com a avó é boa, já com a mãe, falta afeto por parte materna, uma vez que a criança M.L. gosta muito da presença da mãe e esta não tem paciência e não da atenção à ela.

Na escola, tem apresentado um comportamento agitado, sendo deixada de lado pelos professores que não têm paciência e/ou não sabem lidar com a situação. Segundo relatado pela avó, M.L. resiste às tarefas passadas pela professora. Há alguns meses atrás, M.L. começou a apresentar curiosidades sobre sexualidade.

1. Procedimento

Foi utilizada a observação da narrativa trazida pela avó de M.L., durante a primeira sessão de triagem, e, para a segunda sessão, foi utilizado o questionário de anamnese com questões sobre a família, desde antes do nascimento de M.L., até os dias atuais, com o objetivo de coleta de dados.

1. Analise

M.L., segundo relatado pela avó, não foi uma criança desejada ou planejada pelos pais. A mãe de M.L. tentou aborto e não o fez por aconselhamento da avó da M.L.. O pai de M.L. separou da mãe após a descoberta da segunda gravidez (M.L.), já que o mesmo não aceitou essa segunda filha. Ao nascer, M.L. teve pouco contato com o pai e a mãe amamentou até os 3 três primeiros meses. A avó as levou para sua casa e passou a amamentar M.L. com leite industrializado e as vezes dava o peito, mesmo não tendo leite, alegando que fazia para que a M.L. não sentisse a falta da presença da mãe. A relação entre M.L. e sua mãe, ao passar dos anos, não melhorou.

Segundo relatado pela avó S. após questionamento na aplicação do questionário de anamnese, a mãe de M.L. presenciou uma amiga da M.L. mais velha a beijando. A avó relatou repudiar tal atitude e conversou com M.L. sobre isso, mas narrou que não estava em casa quando isso ocorreu e que a mãe de M.L. não tomou nenhuma atitude cabível do papel de mãe.

A avó S. relatou que M.L. gosta de brincar de escolinha em casa, mas ainda não sabe ler, nem escrever e é a maior preocupação da avó. Em casa, suas atividades em relação ao brincar, conforme relatado pela avó é sempre voltado ao aprendizado. Gosta de brincar de escola.

O pai é pouquíssimo presente. Quando à leva para passear, deixa M.L. de lado, segundo narrativa da avó materna.

A avó S., ao longo da narrativa, citou diversas vezes que a M.L. prefere sempre a mãe a ela (avó), mesmo a mãe não apresentando nenhum tipo de afeto pela criança.

O psicodiagnóstico é caracterizado como um processo científico que, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com