TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  20/10/2015  •  Dissertação  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

CONTEXTUALIZAÇÃO

        Este relatório foi desenvolvido pelos alunos do sétimo período, na disciplina de Estágio Supervisionado III, com o intuito de concluir o trabalho de Acolhimento realizado na instituição Centro Educacional do Triângulo- UNITRI, nos primeiros períodos do curso de Psicologia. Será constituído de capa, contra capa, contextualização, introdução, fundamentação teórica, método, resultado, considerações finais, referencial teórico e anexos.

        A proposta para a elaboração deste trabalho é o desenvolvimento de habilidades e competências que são inerentes ao profissional psicólogo. Dentre elas estão destacadas a postura ética, a observação, condução de dinâmicas de grupo, participação na elaboração da programação de palestras, entre outros. Tem como objetivo principal relacionar a téoria com a prática realizada no campo de pesquisa.

        No sétimo período o estágio tem como enfoque a análise do ambiente social, organizacional. O acolhimento é um dos estágios desenvolvido e supervisionado pela Professora Kelia Luzia Ananias Bianco Silva, acontece na UNITRI uma vez por semana com datas elaboradas de acordo com a disponibilidade dos alunos do sétimo e do primeiro período do curso de Psicologia. Todo semestre é realizado e as atividades são a elaboração, planejamento e execução de palestra com a finalidade de acolher os alunos ingressantes na instituição.

OBJETIVO 

Objetivo Geral : Proporcionar conhecimentos práticos e teóricos na área da psicologia social desenvolvendo hábilidades ineretes a profissão.

Objetivo Especifico :  Desenvolver atividades da prática do Psicólogo Social em um ambiente social real, tais como: ministração e observação  da condução de dinâmicas de grupo, participação na elaboração da programação de palestras, observação da execução de palestras, entre outros.

 

INTRODUÇÃO 

        Cada vez mais o número de jovens ingressantes nas Universidades vem crescendo expressivamente. Esse evento é reflexo da democratização e desenvolvimento das sociedades e está em proporção mundial. Com a mudança de ambiente, novos desafios são gerados (nos âmbitos acadêmico, social, pessoal, interpessoal) desencadeando expectativas que muitas vezes são irreais e diferentes daquilo que é o dia a dia da universidade. Um dos fatores atribuídos a dificuldades destes jovens ingressantes e a mudança do processo de ensino do nível médio com o do nível superior. A integração acadêmica e social do aluno influencia na permanência ou não no ambiente acadêmico.

        O intuito deste projeto é desenvolver atividades para facilitar o ingresso destes estudantes nas Universidades, focalizando em estudos diretivos para verificar quais são os pontos que os alunos têm dificuldades para posteriormente elaborar estratégias de intervenção.

        Neste contexto as técnicas que envolvem o acolhimento destes alunos são inerentes as práticas do psicólogo social pois desenvolve técnicas e habilidades para a formação do profissional.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

        Ao ingressarem na universidade os alunos enfrentam vários fenômenos,         dentre eles estão as condições pessoais que podem envolver a troca entre as expectativas e as demais características do estudante, as características institucionais e os grupos de interação (Igue, Bariani e Milanesi, 2008).

        Além disso, o aluno ainda enfrenta a falta de conhecimento sobre a carreira escolhida, o curso escolhido e o significado de estar na faculdade. Pode apresentar expectativas iniciais equivocadas, gerarando decepções em sua vivência acadêmica. E a insituição de ensino, por vezes, contribui com isto não sendo receptiva às expectativas do aluno (Igue, Bariani e Milanesi, 2008).

        Surge então uma questão em torno da expectativa do universitário ingressante, quem é o responsável de buscar a sua satisfação ? Assim, Schleich (2006, p.29 apud Igue, Bariani e Milanesi, 2008) aponta que :

“o processo de integração ocorre na interação entre estudante e a instituição e deve ser compreendido de maneira recíproca e dinâmica em que os estudantes também são ativos na modificação do ambiente institucional”.

        

        Desta maneira, o ajustamento do aluno ao contexto universitário deve ser considerado como um processo, no qual se considera o cotidiano de sua relação com a insituição. Assim, a integração envolve por um lado, os componentes do acadêmico – a sua história de vida, suas expectativas, habilidades e outras características, juntamente com o envolvimento com a própria aprendizagem e o desenvolvimento – e a instituição – sua comunidade, sua estrutura e os elementos organizacionais (Igue, Bariani e Milanesi, 2008).

        Deve ser levado em conta que cada estudante experiencia de maneira única esse período e isto se deve ao fato de que “as motivações, as habilidades cognitivas, o background acadêmico anterior, as expectativas ou os níveis  de autonomia podem ser diferenciados entre os estudantes”, bem como os grupos de alunos segundo o curso, ano  de frequêncis ou o sexo (Igue, Bariani e Milanesi, 2008).

        Considerando o que foi exposto, foi realizado um estudo com alunos universitários onde as vivências de 203 acadêmicos foram descritas verificando se estas variam de acordo com o período em que se encontram, tendo como participantes os alunos de 1º período (103) quanto suas expectativas de vivência que teriam ao longo do curso e os alunos do 5º ano (100) do curso de Psicologia (Igue, Bariani e Milanesi, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com