TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

A nova psicologia – Wundt

Wundt não tinha ouvido falar de multitarefas e mesmo que tivesse ouvido não teria acreditado que é possível prestar atenção a mais de um estimulo ou se envolver em mais de uma atividade mental. O mesmo tentava encontrar seu caminho ensinando técnicas básicas de laboratório para alunos universitários, no seu laboratório ele tentava desenvolver a nova ciência psicológica.

Ele escreveu “a consciência retém só um pensamento, uma única percepção. Quando parece que temos diversas percepções simultâneas, somos enganados pela sua rápida sucessão”

O pai da Psicologia moderna – Wundt foi o fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal, instalou o primeiro laboratório, lancou a primeira revista especializada e deu inicio a psicologia experimental como ciência.

Os principais temas de suas pesquisas são:

- sensação e percepção

-sentimento, atenção e reação

O seu objetivo era promover a psicologia como uma ciência independente.

Biografia do Wundt, 1832-1920

Passou os anos inicias da sua vida nas pequenas vilas das proximidades de Mannheim na Alemanha. Teve uma infância solitária, seu sonho era se tornar um escritor famoso. Sua família era dotada de forte tradição acadêmica com ancestrais renomados intelectualmente em quase todas as áreas. Iniciou a faculdade de medicina e se especializou em fisiologia.

Em 1867 começou a ministrar um curso de psicologia fisiológica, primeiro curso formal dessa área no mundo.

Em 1875 começou a fase mais longa de sua carreira, tornou-se professor de filosofia.

Era um professor bastante popular, durante um curso ministrado 600 alunos foram matriculados em suas aulas.

Psicologia Cultural – Wundt durante os anos de 1880 – 1891 escreveu a respeito de ética, da logica, e da filosofia sistemática. Publicou a segunda edição de Principies of physiological psychology. Outra área que ele se concentrou seu grande talento foi em seu primeiro livro: a criação da psicologia social.

A psicologia cultural tratou varias etapas do desenvolvimento mental humano manifestado pela linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e na moral. O impacto dessa publicação na psicologia foi mais significativo do que o conteúdo em si. Já que dividiu a NOVA CIENCIA em duas partes principais: experimental e a social

O estudo da Experiência Consciente – A psicologia de Wundt ultilizava os métodos das ciências naturaos, principalmente as técnicas empregadas pelos fisiologistas.

Ele se concentrou no estudo da capacidade própria de organização da mente, dando nome de voluntarismo ao seu sistema, em referencia a palavra volição, que significa o ato ou a força de vontade. É importante lembrar que Wundt embora alegasse que a mente consciente era dotada do poder de sintetizar os elementos em processos cognitivos de nível superior, nunca deixou de reconhecer serem básicos os elementos da consciência. Na ausência desses elementos, não havia nada a ser organizado na mente.

O método da introspecção – Wundt descria a sua psicologia como a ciência da experiência consciente.

Na física a introspecção foi utilizada para estudar a luz e o som; na fisiologia foi aplicada na pesquisa dos órgãos dos sentidos. Por exemplo, para obter informações sobre os sentidos.

A introspecção ou percpçao interna praticada no laboratório de Wundt obedecia regras e condições estabelecidas por ele:

- os observadores devem ser capazes de determinas quando o processo sera introduzido.

- os observadores devem estar em estado de prontidão e alerta

- deve haver condições adequadas para se repetir varias vezes a observação

- deve haver condições adequadas para se variar as situações experimentais em termos de manipulação controlada do estimulo

Elementos da Experiência Consciente – Definidos o objeto de estudo e a metodologia para a nova ciência da psicologia; Wundt traçou suas metas:

- analisar os processos conscientes, utilizando os seus elementos básicos

- descobrir como esses elementos eram sintetizados e organizados

- determinar as leis da conexão que regiram a organização dos elementos

Sensações: Ele alegava ser a sensação uma das duas formas básicas de experiência. A sensação surge sempre que um órgão do sentido e estimulado e os impulsos resultantes atingem o cérebro. Pode ser classificada, pela duração, intensidade e modalidade.

Sentimentos: O sentimento é a outra forma elementar da experiência. A sensação e o sentimento são aspectos simultâneos da experiência imediata. O sentimento é o complemento subjetivo da sensação, embora não se origina diretamente de órgão do sentido.

SENSAÇOES SÃO ACOMPANHADAS DE CERTAS QUALIDADES DE SENTIMENTOS;

Teoria tridimensional do sentimento: Wundt explicava os estados do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com