TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  29/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

PASSO 1:

O Nascimento da Filosofia

A filosofia não é construída de forma natural, pois se inova a cada dia com o surgimento de novos conceitos e princípios, sendo assim é constituída de forma estrutural pelo fato que vários povos expõem cada um suas concepções baseados nas suas culturas daquilo que acredita que seja filosofia.

Com base nos conhecimentos de outros povos, os gregos impuseram suas transformações, originando assim um aparecimento da filosofia, juntamente com o conceito de cosmologia que seria um mundo organizado com pensamento racional.

No período do Império Romano no século II e III os pensadores judaicos e os padres da igreja defendiam o nascimento oriental da filosofia, pelo fato de que seria o conhecimento mais amplo do pensamento e da moral, porém cada um sustentava sua tese.

Os judeus acreditavam que havia uma ligação entre filosofia grega e a bíblia, porque ambos abrangem pensamentos filosóficos, os padres da igreja por sua vez afirmavam que os conhecimentos dos filósofos gregos eram baseados nos ensinamentos de Jesus, e que assim a filosofia estaria interligada ao cristianismo, porém houve assim uma controversa na tese orientalista, e muitos reafirmavam que a filosofia seria um milagre grego, pois os povos gregos abrangiam o conhecimento de outras culturas para criar a filosofia e a ciência sem a interferência do cristianismo, tornando-se assim únicos.

Passo 2:

A psicologia no novo contexto mundial

Devido grandes mudanças no cenário mundial, temos hoje a necessidade de abandonar ou fazer adaptações nas formas antigas de ver o mundo e a sociedade. Em disciplinas como a sociologia e filosofia, já se tem colhido resultados por terem abandonado praticas antigas, e terem adotados novas medidas para ver mundo globalizado e seus laços de coesão social. No campo da psicologia tem havido muito pouco no sentido de praticas modernas, levando muitos profissionais a ficarem no tradicionalismo, não levando em conta que grandes transformações gerarão também no comportamento humano. Diante de novas e desconhecidas experiências de vida. O artigo vem mostrar transformações sociais essenciais ao conhecimento dos profissionais na área da psicologia. Três correntes da atualidade foram abordadas, são elas: teorias pós-modernas, teoria da modernização, reflexiva e a teoria da revolução tecnológica da informação.

Teorias da Modernização Reflexiva

Surge da reflexão modernidade versos pós-modernidade, não existe uma nova época as transformações sociais configuram outro momento da própria modernidade não vendo o mundo contemporâneo caótico e fragmentado, sempre a uma coesão social operando mesmo que à surta efeitos imediatos, o efeito da modernização nos beneficia cientificamente tecnologicamente e em todos os aspectos tornou nossa vida melhor.

Por outro lado sofremos as consequências de todas estas mudanças nos tornamos vitimas de nosso próprio crescimento tecnológico, e sem a proteção dos estados que em outras épocas nos controlava, mas também nos protegia. Segundo Beck a sociedade de riscos, que possa a perceber a necessidade de ser protegido pelos riscos da necessidade gerado por esse desenvolvimento. Somos vítimas do que chamamos desenvolvimento tecnológico, que tem seus efeitos e riscos para a sociedade.

Giddens percepção individual de riscos, enfatizando os riscos sociais a forma que cada membro modifica os seus valores de coesão social. Os homens estão construindo novos valores, a sociedade sempre enfrentou riscos, mas hoje são desconhecidos e nós não estamos protegidos pelos costumes tradicionais, riscos gerados pelo desenvolvimento atual. Beck compreende como modernização reflexiva o confronto e a interação, e também o conflito dos antigos temas da modernidade a luta pela distribuição e o consumo de bens de serviço, é o desafio de lidar com os novos riscos e consequências globais. Tanto a comunidade cientifica como a população leiga tem maior acesso aos conhecimentos produzidos e podem incrementar o raciocínio critico e a reflexão, através da rede global de comunicação, os conhecimentos a cerca do mundo e romper as grades institucionais  as quais se circunscreviam e tornam-se objetos de críticas e reflexão generalizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com