TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  6/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ALUNO: LUIZ FELIPE PEREIRA DE MELO TEIJIDO BARROSO

TEXTO 1

O aspecto do comportamento humano, que mais tem sido incentivado na atualidade, é aquele que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas dentro do seu contexto de trabalho. A psicologia organizacional é a área da psicologia voltada para o estudo das pessoas nas organizações e o comportamento organizacional é o estudo do comportamento de indivíduos e grupos em função do estilo administrativo adotado pela organização.

As mudanças no mundo do trabalho e no contexto socioeconômico das organizações têm demandado novos perfis de trabalhadores. Capacidade de adaptação, flexibilidade, liderança e aprendizagem continuado são palavras-chave da atualidade. É importante cuidar também da saúde psíquica, pois as situações desagradáveis e os comportamentos desajustados exigem grande esforço de adaptação e consumo de energia do indivíduo, gerando um desgaste psicológico e muitas vezes precipitando o surgimento de doenças físicas.

 O aumento dos estados de ansiedade e angústia tem aumentado o interesse pelo autoconhecimento. Todos têm problemas consigo mesmos e muitas vezes o esforço de adaptação e de superação desses problemas determina um desgaste psicológico e um esgotamento da energia vital, o autoconhecimento pode ajudar o sujeito a superar as situações conflitivas e a construir novas respostas a essas situações.

A concepção, ideia, que temos sobre o sujeito humano irá ditar, interferir nas políticas de gestão de pessoas. Por isso, é importante termos uma compreensão complexa do sujeito humano, entender suas necessidades, para podermos estabelecer políticas que atendam a essas necessidades. As pessoas são diferentes entre si, tem necessidades diferentes, a compreensão do comportamento humano pode nos ajudar estabelecer políticas de gestão de pessoas que possa promover a saúde psíquica e a qualidade de vida dentro das organizações.

Um dos principais interesses da psicologia nas organizações é compreender as estratégias utilizadas pelas pessoas para manter o equilíbrio psíquico e a saúde mental dentro das organizações. A psicologia organizacional busca contribuir com os estudos da administração para estabelecer políticas gerenciais que levem em consideração as reais necessidades humanas, buscando construir organizações mais saudáveis, e por isso, produtivas.

O objetivo da psicologia organizacional é explicar o comportamento humano dentro das organizações, promover a saúde psíquica e a qualidade de vida dentro das organizações e criar ambientes mais saudáveis que atendam as necessidades humanas, esse é o principal papel da psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com