TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada ao Direito

Tese: Psicologia Aplicada ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Tese  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 6

Bergeret (1998), p

Título

Psicologia Aplicada ao Direito

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

2

Tema

Personalidade: definições, determinantes e formação. Desenvolvimento psicossocial: fundamentos da teoria psicossocial

Objetivos

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

• Compreender o conceito de personalidade e sua abrangência na Psicologia;

• Descrever os determinantes da formação da personalidade;

• Reconhecer os fundamentos da teoria do desenvolvimento psicossocial.

Estrutura do Conteúdo

O objetivo desta aula é apresentar alguns conceitos de personalidade enfatizando sua importância para a Psicologia e os determinantes de sua formação. Além deste tema , deverá ser apresentada ao aluno a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson.

Personalidade é um termo que apresenta muitas variações de significado. Em geral, representa uma noção de unidade integrativa do ser humano, pressupondo uma idéia de totalidade. No senso comum é usada para se referir à capacidade de rápidas tomadas de decisão, para se referir a uma característica marcante da pessoa, como timidez ou extroversão por exemplo, ou ainda para se referir a alguém importante ou ilustre: "uma personalidade". A personalidade atribuída a uma pessoa pode definir, para o senso comum, se esta pessoa é boa ou má. A psicologia evita este juízo de valor. A personalidade deve ser apresentada como um conjunto de características que diferenciam os indivíduos. Estes atributos seriam permanentes e dizem respeito à constituição, temperamento, inteligência, caráter, um jeito específico de se comportar. Para as teorias que utilizam o conceito de personalidade, ela significa a "organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos do indivíduo".

Deve-se deduzir que a personalidade pressupõe a possibilidade de um indivíduo se diferenciar, ser original e ter particularidades. A personalidade é fruto de uma organização progressiva do ser humano e não apenas entendida como um fenômeno em si. Ela evolui de acordo com a organização interna do indivíduo.

Na Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, o desenvolvimento evolui em oito estágios. Os primeiros quatro estágios decorrem no período de bebê e da infância, e os últimos três durante a idade adulta e a velhice.Erikson dá especial importância ao período da adolescência, devido ao fato de ser na transição entre a infância e a idade adulta, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta. Cada estágio contribui para a formação da personalidade total, sendo por isso todos importantes mesmo depois de serem ultrapassados.

Aplicação Prática Teórica

1 - Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode ser considerada como um elemento importante de formação dessa subjetividade. Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje:

(X) só podem ser compreendidas a partir da especificidade histórico-cultural da época contemporânea;RES´POSTA CORRETA E ESTA

(b) são incapazes de se contrapor à influência da televisão;

(d) são mais agressivas que as de antigamente por conta da influência da televisão;

(d) são tão independentes e inteligentes quanto as de 40 anos atrás;

(e) se desenvolvem sob influências mais negativas que as de antigamente.

(ENADE 2000)

2. O ser humano está constantemente em movimento e a todo momento surgem situações que exigem dele uma solução. Este contínuo movimentar-se é em geral movido por:

(a)atitudes planejadas;resposta coreta e esta

(b)linguagens conscientes;

(c)atitudes culturais;

(d)emoções, às vezes inconscientes;

(X)movimentos lineares. ;resposta coreta e esta

(ANALISTA JUDICIÁRIO-PSICÓLOGO-TRF/2003)

3. "Reality shows" podem ser considerados um fenômeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um pesquisador interessado em investigar possíveis fatores associados ao fato de as pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que, na audiência de "reality-shows", predominam pessoas com idade entre 15 e 25 anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos da Psicologia do Desenvolvimento, apresente uma hipótese que forneça uma possível interpretação do resultado obtido nesse estudo.(ENADE 2002 Bergeret (1998), pode-se considerar uma personalidade normal

RESPOSTA: Identidade do ego: é a segurança originada da própria capacidade de manter a uniformidade e a continuidade internas e a sua correspondência na uniformidade e continuidade do que significa para os outros. Adaptação do senso de self às modificações da puberdade. Realiza uma escolha ocupacional e atinge a...

4. Para Bergeret (1998), pode-se considerar uma personalidade normal aquela que consegue um modo melhor de lidar com os próprios conflitos e dos outros, sem alienar as suas potencialidades. Compare este conceito ao conceito de personalidade no ordenamento jurídico.

(ADAPTAÇÃO DE QUESTÃO - PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS- PSICÓLOGO/2004)

ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA

NOME DA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

CÓDIGO: CCJ0004

TÍTULO DA ATIVIDADE:

Erik H. Erikson e o desenvolvimento psicossocial na adolescência

OBJETIVO:

Compreender a teoria do desenvolvimento psicossocial e sua abrangência na Psicologia; descrever situações em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com